Tendo em vista garantir maior segurança no trânsito, entram em operação a partir deste domingo, 1º de junho, controladores de velocidade e avanços semafóricos instalados pela Prefeitura de Gravataí. Os pontos escolhidos para a colocação dos equipamentos e da tecnologia nos semáforos foram definidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) em virtude do histórico de acidentes e de mortes registrados nos locais.
“Essa medida tem o objetivo de preservar vidas nas vias urbanas de Gravataí, assim como as demais ações realizadas pelo governo municipal em prol da organização e segurança no trânsito”, explica o titular da Semurb, Guilherme Ósio.
Os controladores de velocidade serão colocados em funcionamento na parada 97 da Avenida Ely Corrêa, nos dois sentidos da via – o ponto já registrou acidentes com vítimas fatais pelo excesso de velocidade. Na via, a velocidade permitida será de 60km/h, baseado em estudo técnico de engenharia realizado para a implementação do radar eletrônico. Os equipamentos, ressalta a Semurb, já passaram por vistoria e aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Como prova dos efeitos que a implantação dos controladores de velocidade têm na preservação de vidas e na prevenção de acidentes, a Semurb destaca a “Curva do Bigode”, localizada em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, na parada 74 da Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira. Desde que os radares entraram em funcionamento, em 1º de maio de 2023, o local não registrou acidentes no local, nem com lesão corporal nem com vítimas fatais.
Avanços semafóricos
A partir de 1º de junho, também entram em operação dois avanços semafóricos na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira: na parada 68, localizado na esquina com a Avenida Itacolomi, e na parada 74, no semáforo com a Rua Pôrto Seguro (próximo à UPA Abílio Alves dos Santos), na Cohab C. Ambos vão operar nos dois sentidos da via.
Os avanços semafóricos são dispositivos que preveem infrações para os motoristas que ultrapassarem o semáforo enquanto a luz do sinal vermelho estiver ativa. A pasta informa ainda que motoristas que avançarem o sinal vermelho para dar espaço a veículos de emergência, como ambulância, viatura de forças de segurança e caminhão de bombeiro, não serão autuados.
Conforme estudo da Semurb, os dois pontos foram priorizados em razão da reincidência em acidentes de trânsito com vítimas oriundos do avanço do sinal vermelho, com registro de colisões e atropelamentos.
Por uma questão de segurança pública, em ambas as vias os semáforos entram em amarelo piscante à noite. De segunda a quinta-feira, a partir das 23h até as 5h30 do dia seguinte. De sexta a domingo, das 00h até as 5h30.