A Brigada Militar apreendeu 410 quilos de maconha, além de armas e outros entorpecentes em Gravataí. O montante é soma de duas ações diferentes, ambas realizadas na tarde de segunda-feira (2). Quatro pessoas foram presas.
O primeiro fato aconteceu pouco após às 16h, quando soldados do 17º BPM abordaram um Hyundai HB20 prateado, na ERS-020. Os tripulantes eram um homem e uma mulher, acompanhados da filha, uma criança de dois anos.
A abordagem decorreu de informações do Serviço de Inteligência da corporação, que alertava sobre um veículo utilizado para transportar drogas na rodovia. Cerca de 57 quilos de maconha estavam escondidos no porta-malas. Os suspeitos foram detidos e a menina, encaminhada ao Conselho Tutelar.
Após a prisão em flagrante, o casal admitiu estar a serviço de uma facção. O objetivo deles seria transferir drogas escondidas na área rural de Gravataí ao perímetro urbano do município. Uma guarnição foi até o local indicado, um sítio no bairro Cerro Azul, onde houve a segunda parte da ação.
A propriedade rural era utilizada para armazenar drogas. Ali, foram apreendidos 353 quilos de maconha, dois revólveres, uma pistola, porções de crack e cocaína, balança de precisão e mais R$ 60 mil em espécie.
No local, também foram detidos dois homens, de 30 e 22 anos, sendo o mais novo um foragido. Os antecedentes criminais deles acumulam passagens por tráfico, homicídio, roubo, entre outros. A suspeita é que ambos desempenhavam função de vigiar o depósito de drogas para a quadrilha.