A Prefeitura de Gravataí segue monitorando e atuando permanentemente para auxiliar as pessoas desabrigadas em razão das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Durante todo o final de semana, equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) circularam por, ao menos, 27 abrigos em Gravataí, onde realizaram 133 atendimentos de saúde. Além disso, quatro atendimentos de urgência e emergência foram acionados e prontamente solucionados.
Com o objetivo de continuar prestando todo o suporte e acolhimento possível neste momento, a SMS segue com as equipes volantes mobilizadas desde o início das enchentes. Os atendimentos médico e de enfermagem garantem, entre outros, auxílio para questões como verificação de pressão arterial e de glicose, realização de curativos, renovação de receitas e fornecimento de medicamentos para desabrigados de outros municípios, como Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Dom João Becker (HDJB) permanecem à disposição da população, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone 192. Em casos de urgência e emergência, os responsáveis pelos abrigos e/ou os desabrigados podem contatar o Samu ou utilizar os serviços de pronto atendimento em Gravataí.
Durante toda a semana, a prefeitura também segue com os serviços da rede municipal de saúde abertos e com atendimentos à disposição para os desabrigados, conforme a disponibilidade. Com 30 unidades de saúde, o município possui uma ampla e robusta rede de saúde, contemplando, ainda, 12 serviços especializados, que podem ser acessados conforme o fluxo de atendimento existente.