Gravataí deve registrar temperaturas baixas nesta semana, com termômetros marcando dias abaixo dos 10ºC. A chegada do frio também é caracterizado por um período de maior disseminação de doenças respiratórias, como a gripe. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da imunização contra a Influenza. Ampliada para toda a população a partir dos 6 meses, a vacina está disponível em todas as 30 unidades de saúde municipais.
Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima dos 6 meses, a recomendação de receber a vacina também se mantém aos grupos prioritários. Gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais estão neles, tendo em vista que são grupos mais vulneráveis a complicações da gripe.
Iniciada no final de março, a campanha de vacinação contra a gripe aos grupos prioritários ainda conta com pouca adesão em Gravataí. Dois em cada três gravataienses pertencentes aos grupos prioritários ainda não se vacinaram contra a gripe – conforme dados do Ministério da Saúde, mais de 35 mil doses foram aplicadas, o que representa cobertura de 36,52% das 104.097 pessoas prioritárias.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo.
Entre os principais sintomas, estão o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. O objetivo da vacina é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em decorrência da doença, principalmente da população mais suscetível ao vírus.