A formação foi ministrada por profissionais que trabalham com atendimento psicológico, psicopedagógico e escolar, visando preparar os novos monitores para as demandas da inclusão em sala de aula.
Presentes na ocasião, o prefeito Luiz Zaffalon, o vice-prefeito Dr. Levi Melo e a secretária de Educação Aurelise Braun, deram as boas-vindas aos professores de apoio que iniciarão na rede ainda nesta semana.
“Gravataí aguardava muito a chegada destes novos profissionais. Façam com carinho e com dedicação, que assim vocês estarão fazendo um grande trabalho à nossa sociedade”, declarou Zaffalon.
“Esta era uma necessidade que nós tínhamos, uma observação e cuidado especial com estas nossas crianças. O trabalho que vocês, novos monitores, iniciarão será, para nós, assim como para a Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde, muito importante”, pontuou Dr. Levi.
Com atividades que auxiliam no entendimento de como as demandas são percebidas pelos estudantes autistas ou com deficiência intelectual e suas possíveis comorbidades relacionadas, os novos profissionais conheceram estratégias para atender as diferentes necessidades.
A secretária Aurelise expressou a importância do momento: “Hoje damos um grande passo ao avanço da educação especial. Uma ação inédita no município para garantir um direito ao público da educação especial”.
O dia de estudo contou com debates e momentos para tirar dúvidas sobre diferentes transtornos e crises que podem ocorrer no ambiente escolar. A psicóloga Luana Cândido explicou que, muitas vezes, é um acúmulo de estímulos que resulta em uma crise.
“É o barulho de animais, de uma ambulância, do sinal da escola, das pessoas falando. Aqui podemos conversar sobre quais as maneiras corretas de auxiliar as crianças autista que passarão por vocês”, concluiu a psicóloga.