Lembrado nesta quinta-feira, dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho busca conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a importância do exame na vida do recém-nascido e na sua qualidade de vida. Rápido, seguro e gratuito, o teste é disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, sem a necessidade de agendamento prévio. A simples coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê permite o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças raras que podem resultar em sequelas para toda a vida.
Para o resultado do teste do pezinho ser efetivo, o exame deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido. Atualmente, o teste disponibilizado pelo SUS oferece o diagnóstico de sete doenças, quais sejam: toxoplasmose congênita, fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
A SMS reitera que o objetivo do teste é detectar, diagnosticar e impedir o desenvolvimento de diversas doenças, tanto genéticas quanto metabólicas, que podem levar à deficiência intelectual e/ou causar prejuízos à qualidade de vida da criança. Se descobertas e tratadas a tempo, a chance de que as doenças não deixem sequelas aos pacientes afetados é maior.
Entrega de testes durante as enchentes
Mesmo com as enchentes de maio, que causaram prejuízos em diversas rodovias e impactaram os deslocamentos entre os municípios gaúchos, a Prefeitura de Gravataí garantiu, por meio de transporte próprio, que os testes fossem enviados ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, responsável pela triagem neonatal pública de todos os bebês nascidos no Rio Grande do Sul. Além dos testes de recém-nascidos de Gravataí, a prefeitura também prestou suporte ao município de Cachoeirinha para fazer com que os testes realizados na cidade vizinha chegassem ao hospital de referência em Porto Alegre.
Teste do pezinho – todas as 30 unidades de saúde fazem a coleta e realizam o teste. Não é necessário agendamento prévio para a realização do exame.
Documentos necessários no dia do teste do pezinho:
– da criança: caderneta de vacinas, certidão de nascimento, cartão SUS.
– do responsável: documento de identidade e comprovante de endereço.