Durante reunião também foi entregue troféu Loureiro da Silva para prefeito Luiz Zaffalon
Um encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CODES), da prefeitura de Gravataí, relembrou as ações do Executivo Municipal para minimizar os efeitos das enchentes de 2023 e de maio deste ano na cidade. A reunião ocorreu no Teatro do SESC e contou com uma apresentação do prefeito e presidente do Conselho, Luiz Zaffalon, na qual destacou as principais obras da prefeitura para conter os alagamentos. Zaffalon lembrou dos desafios pós-enchentes em alguns bairros. “Conseguimos evitar uma tragédia maior com as obras que havíamos realizado. Foram gastos mais de 15 milhões de reais em obras”, ressaltou o prefeito ao lembrar que há um ano Gravataí enfrentou um ciclone extratropical.
Segundo Zaffalon, o município será o primeiro da Região Metropolitana a recolher todos os resíduos da enchente deste ano. Ele informou ainda que serão investidos um total de 450 milhões de reais nos quatro anos de governo. Apenas o dique e as casas de bomba estão estimados em 94 milhões de reais para proteger os bairros mais vulneráveis.
Troféu Loureiro da Silva
Na segunda parte do evento do CODES, foi entregue ao prefeito Zaffalon o troféu Loureiro da Silva pelo comunicador Chico Pereira. Segundo o jornalista, o prêmio leva o nome de um dos mais importantes políticos do Rio Grande do Sul. “Além de prefeito de
Gravataí, Loureiro da Silva governou outros municípios do Estado, como a capital, Porto Alegre, ele foi um visionário”, afirmou Pereira. O prefeito Zaffalon salientou a honra da receber uma premiação com o nome do ex-prefeito, que foi um grande administrador. “Estar ao lado dele, ao menos no troféu, é um grande feito”, afirmou.
Rua Coberta
Após a cerimônia, os participantes da reunião realizaram uma visita guiada a Rua Coberta que faz parte da revitalização do centro. De acordo com o prefeito Zaffalon, o projeto vai gerar centenas de empregos e vai abrigar lojas e praça de alimentação para a população da cidade. Esse projeto, segundo ele, “demonstra quanto é trabalhoso para o município quebrar barreiras para transformar essa cidade em um lugar melhor”. Por fim, Zaffalon agradeceu a todos os secretários que contribuíram para que esse projeto saísse do papel.
Para o secretário de Obras e de Mobilidade, Guilherme Osio, a Rua Coberta representa uma mudança de paradigma. “Antes o espaço que era ocupado por veículos, será ocupado por pessoas passeando e se divertindo”, finalizou.