A Prefeitura de Gravataí, em parceria com o Gravataí Shopping Center, promoveu nesta terça-feira, 11, uma ação de saúde alusiva ao Dia dos Namorados. Com o objetivo de reforçar e intensificar a importância dos cuidados pessoais, a atividade contou com a realização de 116 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e com a distribuição de uma centena de kits contendo orientações de saúde, preservativos e gel lubrificante, assim como autotestes de HIV.
Realizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), ligado à SMS, a ação também orientou sobre as profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, vírus que causa a Aids. A PEP, por exemplo, consiste no uso de medicamentos antirretrovirais utilizados em caráter de urgência, ou seja, após uma situação de risco – como relação sexual desprotegida, violência sexual ou acidente com material biológico -, e devem ser tomados por 28 dias para garantir a eficácia do medicamento.
“Ações conjuntas entre a saúde e os diversos setores, como este evento no Shopping Gravataí, onde oferecemos testes rápidos, preservativos e informações sobre ISTs, são de extrema relevância para a população. Essa colaboração exemplifica como o trabalho em equipe fortalece a prevenção e a promoção da saúde, garantindo uma comunidade mais saudável e consciente”, destaca a coordenadora do SAE, Juliana Rosa.
Conforme a enfermeira, o diagnóstico precoce de infecções como HIV, sífilis e hepatites é fundamental para a saúde e o tratamento das pessoas. Juliana cita ainda que a ação de ontem faz parte de uma série de medidas adotadas pela SMS em prol da melhor qualidade de vida da população, à medida que possibilita alcançar um público mais amplo em horário diferenciado.
Prevenção combinada
A SMS lembra que o uso de preservativos fica recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs. A pasta lembra ainda a importância da prevenção combinada, que une diversas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções, como a imunização para o HPV e hepatite B, assim como a testagem rápida. Assim, a prevenção combinada objetiva reduzir danos e eliminar o estigma e a discriminação quanto às pessoas vivendo com HIV/Aids.
SAE
Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose com uma equipe multiprofissional. O serviço presta atendimento multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.
Os pacientes podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e (51) 3600 – 7778.