Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Saúde mental materna é tema de encontro realizado, em Gravataí

IMG 8981

Sempre na 3º terça-feira do mês, profissionais de saúde e usuários das unidades de saúde Itacolomi, São Marcos, Neópolis e Morungava se reúnem no Sítio Laranjal para participar do Grupo Limonada, um dos 11 grupos de saúde mental integral no município, que funcionam em espaços descentralizados em toda a cidade e que contam com investimento da Prefeitura de Gravataí. Ontem, 18, o encontro reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo usuários de outras unidades de saúde municipais, e sensibilizou para a causa da saúde mental materna.

A ação foi realizada em alusão ao Maio Furta-Cor, campanha que promove atividades de conscientização em saúde mental de mães. Em função das chuvas registradas no mês de maio em todo o Rio Grande do Sul, o evento foi transferido para este mês, a fim de falar e conscientizar sobre a importância do tema.

“Este foi um encontro de sensibilização de todas as circunstâncias nos quais as mães, nos cuidados  de maternagem, enfrentam e que é tão silenciado em suas dores e necessidades, levando ao desamparo, angústia, ansiedade, depressão, falta de apoio e como desenvolver mecanismos de redes de sustentação pessoais, familiares, sociais e ambientais”, destacou o psicólogo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Gerson Jung, à frente de diversos grupos de saúde mental.

Durante todo o dia, diversas atividades foram realizadas pelo grupo de saúde mental. Entre elas, debate sobre a importância da escuta no acolhimento e na estruturação de redes de apoio para as mulheres, sessão de ginástica, palestras sobre luto parental e conversa sobre importância dos cuidados em saúde bucal, em especial no pré-natal. Além disso, houve roda de conversa com profissionais do CRAS Barnabé sobre demandas trabalhadas pelo setor, assim como aula com grupo de Dança Terapêutica Cigana. 

Grupos de saúde mental

A Prefeitura de Gravataí, por meio da SMS, mantém grupos por toda a cidade que trabalham o cuidado e o apoio à saúde mental, nos quais são discutidos diversos temas, criando uma grande rede de apoio único e multidisciplinar. Nestes grupos, as pessoas podem se expressar livremente e falar sobre seus sentimentos, medos, forças e fraquezas, por exemplo.

Abertos a qualquer pessoa que queira participar, alguns existem há anos. Os locais e dias em que ocorrem os grupos podem ser conferidos em anexo. Em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima para maiores informações envolvendo os grupos de saúde mental.



Total
0
Shares
Anterior
Itens do acervo são doados ao Casarão dos Binas por parte membros da família
IMG 8980

Itens do acervo são doados ao Casarão dos Binas por parte membros da família

Como parte do projeto de restauração do emblemático Casarão dos Bina, a

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP792 
capa 792

É isso aí CHICO PEREIRA #EP792 

Confira o programa de hoje, 20 de junho, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...