O prefeito Luiz Zaffalon inaugurou nesta sexta-feira, 28, a nova estrutura do Serviço de Estimulação Precoce e Atendimento à Criança, custeado integralmente com recursos da Prefeitura de Gravataí. Com uma equipe multiprofissional responsável pelos procedimentos de reabilitação intelectual às crianças, o serviço oferta atendimentos a menores de 4 anos que apresentam atraso no neurodesenvolvimento. O objetivo é, em breve, ampliar a faixa etária de assistência aos atendimentos, contemplando crianças até os 6 anos incompletos.
“Este é mais um serviço entregue que a sociedade merece e deseja, com um espaço próprio e acessível. É uma satisfação podermos inaugurar um espaço nobre como esse e que certamente vai qualificar ainda mais os atendimentos às crianças”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo, recordou que essa era uma demanda antiga e muito solicitada aos gestores municipais. “Saúde é prioridade no nosso governo. Estamos investindo em todas as áreas da saúde, e no serviço de estimulação precoce não é diferente. Mais um avanço substancial para a nossa rede”, comentou.
Custeado 100% pela Prefeitura de Gravataí, o novo espaço que atende demandas de estimulação precoce (EP) realiza atendimentos orientados pelo conceito terapeuta de referência em consonância com a diretriz estadual de reabilitação intelectual. A equipe é formada por psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, com encaminhamento de atendimentos via unidades de saúde. O serviço, que inicia os atendimentos na segunda-feira, está localizado na Rua Norberto Lessa, número 107, no bairro Salgado Filho.
“Sabíamos e sabemos da importância que este trabalho tem na vida das famílias e, principalmente, das crianças para o desenvolvimento como um todo. É um tema que ainda temos muito a avançar, e o objetivo do Governo Municipal é seguir tratando a pauta com prioridade”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Só em investimentos em novas estruturas como a entregue hoje, recordou o secretário, são mais de R$ 50 milhões, evidenciando a importância dada pelo Executivo à área da saúde municipal.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Carlos Fonseca ressaltou a relevância que os atendimentos em EP representam na vida de crianças atendidas, assim como seus familiares e/ou responsáveis. “A palavra que define isso é pertencimento. Um serviço de qualidade como este é fundamental para o avanço dessa pauta tão importante”, disse.
O dia também foi marcado pela apresentação musical do projeto Encantando, do Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais de Gravataí (COFAMEG). O serviço promove a inclusão social de jovens e adultos com deficiência mental e intelectual.
Também estiveram presentes à inauguração os vereadores Evandro Coruja e Anna Beatriz; secretários municipais; a presidente da APAE de Gravataí, Marcia Regina; e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Estimulação Precoce
Ciente da importância que o serviço de EP tem na vida dos atendidos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou o número de pacientes em atendimento no ano passado, passando de 70 para até 90 crianças de 0 a 4 anos incompletos – o objetivo é, em breve, ampliar a faixa etária de atendimento, contemplando crianças até os 6 anos incompletos.
Até então, os atendimentos eram realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gravataí. A partir de agora, o serviço terá um espaço próprio, amplo, equipado e moderno. Visando à intervenção precoce nos sinais de alerta no desenvolvimento, a SMS reforça que o acompanhamento prestado pela equipe multiprofissional da EP incentiva crianças no fomento de atividades a partir do ato de brincar com a criação de um vínculo afetivo.
Tais ferramentas, desta forma, auxiliam na aquisição e no aprimoramento de capacidades importantes, como a comunicação, a função cognitiva, o desenvolvimento emocional, a autonomia, a psicomotricidade e a reciprocidade social. Além disso, buscam desenvolver atividades que façam sentido para as crianças nos seus hábitos de vida diários, buscando fortalecer as potencialidades de cada um e favorecendo a sua estruturação.
Avança Atenção Especializada
A inauguração do Serviço de Estimulação Precoce e Atendimento à Criança faz parte do Avança Atenção Especializada, programa da SMS que objetiva, entre seus propósitos, ofertar mais consultas e exames para a população, gerir o acesso de procedimentos especializados e promover melhorias físicas nos serviços de saúde.
Dentro do programa, estão importantes avanços para a área, tais como a implementação dos serviços de teleatendimento em neuropediatria e fonoaudiologia – ampliando os atendimentos e reduzindo a fila de espera nas especialidade – e a entrega de novas estruturas, a exemplo da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual – CRVVS e do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD III.
Além disso, houve a qualificação da Unidade Regional Especializada em Saúde do Trabalhador (Urest) para o Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Vale de Gravataí e Bons Ventos (Cerest) Vale de Gravataí – com isso, a área de abrangência do centro de atendimento do espaço passou a contemplar 16 municípios, com trabalho realizado por meio de matriciamento. Neste ano, ainda dentro da área especializada, será entregue o Complexo Municipal de Saúde Dr. Issao Ymay, que inclui a construção da nova Farmácia Municipal.