Na sexta-feira (5), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (SEMA) e Secretaria Municipal de Educação (SMED), deu início ao projeto de instalação de containers para coleta seletiva nas Emei’s e Emef’s, escolas municipais de ensino infantil e fundamental.
O projeto, que contempla todas as instituições, saiu do papel com as instalações na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Olenca Valente e Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Olenca Valente, localizadas no bairro Novo Mundo.
A ação é uma parceria entre secretarias, que visa a educação ambiental e o incentivo a correta separação de resíduos. A SEMA explica que este é um primeiro passo para uma ampla distribuição de containers pelas escolas do município, que terá exemplares presentes, também, nas unidades de saúde e assistência social.
O começo pelas escolas é intencional: trabalhar o tema desde cedo com os estudantes. Como parte da rotina das crianças, a destinação dos materiais recicláveis e sua coleta será uma atividade trabalhada. Além disso, a secretaria planeja ampliar as iniciativas de conscientização pela cidade.
A distribuição dos containers segue pelas demais escolas hoje, 05, e durante a próxima semana, sendo realizada pela Cooperativa de Trabalhadores de Reciclagem (Cootracar), que também passa a incluir as instituições no seu planejamento de coleta seletiva pelos bairros de Gravataí.