Na semana de comemoração dos 50 anos da criação do Museu Municipal Agostinho Martha, que faz aniversário nesta terça-feira, 30 de julho, acontecerá um tour virtual disponível em uma lousa eletrônica no Quiosque da Cultura, no centro de Gravataí.
Celebrando as cinco décadas da instituição pioneira na preservação do patrimônio da cidade, o tour, organizado pelo setor de Patrimônio Histórico do Departamento de Cultura, da Secretaria de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), apresenta de forma digital, informações e imagens do acervo do Museu.
O objetivo é disponibilizar essa lousa eletrônica para os alunos das escolas navegarem, em uma primeira abordagem didática e interativa, enquanto o museu aguarda pelos recursos necessários a sua restauração.
Criado pela Lei Municipal 1217 de 30 de julho de 1974, o Museu Municipal Agostinho Martha deu início a um importante movimento em prol do Patrimônio Cultural em Gravataí.
Prédio mais antigo da cidade
Conforme aponta a historiografia, o sobradinho, sede do Museu desde 1985, deve ser o prédio mais antigo da cidade, tendo sido construído em 1826, pelo casal Antônio Pinto Lemos e Felicidade Rosa, possuindo inicialmente uma atafona de farinha, espécie de moinho, produto principal da economia local no século XIX.
Em 1989, a Lei Municipal 413 estabeleceu, conjuntamente ao Museu, o Arquivo Histórico da cidade. Assim se completou a homenagem a dois pioneiros da pesquisa histórica local: Agostinho Martha (1914-1991), patrono do Museu, e Antônio Soares da Fonseca (1908-1995), patrono do Arquivo.
Tendo sobrevivido a um incêndio em 1997 e reformado em 2009, o Museu atualmente está fechado, em fase de captação de recursos para iniciar uma importante restauração. Foi tombado pelo Decreto Municipal 7048 de 2005.
Serviço:
O que: Tour Virtual pelo Museu Agostinho Martha
Quando: De 29 de julho a 1 de agosto
Horário: Das 9h às 17h
Onde: Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, s/n)