Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Museu Agostinho Martha completa 50 anos de história

museu municipal

Na semana de comemoração dos 50 anos da criação do Museu Municipal Agostinho Martha, que faz aniversário nesta terça-feira, 30 de julho, acontecerá um tour virtual disponível em uma lousa eletrônica no Quiosque da Cultura, no centro de Gravataí.

Celebrando as cinco décadas da instituição pioneira na preservação do patrimônio da cidade, o tour, organizado pelo setor de Patrimônio Histórico do Departamento de Cultura, da Secretaria de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), apresenta de forma digital, informações e imagens do acervo do Museu.

O objetivo é disponibilizar essa lousa eletrônica para os alunos das escolas navegarem, em uma primeira abordagem didática e interativa, enquanto o museu aguarda pelos recursos necessários a sua restauração.

Criado pela Lei Municipal 1217 de 30 de julho de 1974, o Museu Municipal Agostinho Martha deu início a um importante movimento em prol do Patrimônio Cultural em Gravataí.

Prédio mais antigo da cidade

Conforme aponta a historiografia, o sobradinho, sede do Museu desde 1985, deve ser o prédio mais antigo da cidade, tendo sido construído em 1826, pelo casal Antônio Pinto Lemos e Felicidade Rosa, possuindo inicialmente uma atafona de farinha, espécie de moinho, produto principal da economia local no século XIX.

Em 1989, a Lei Municipal 413 estabeleceu, conjuntamente ao Museu, o Arquivo Histórico da cidade. Assim se completou a homenagem a dois pioneiros da pesquisa histórica local: Agostinho Martha (1914-1991), patrono do Museu, e Antônio Soares da Fonseca (1908-1995), patrono do Arquivo.

Tendo sobrevivido a um incêndio em 1997 e reformado em 2009, o Museu atualmente está fechado, em fase de captação de recursos para iniciar uma importante restauração. Foi tombado pelo Decreto Municipal 7048 de 2005.

Serviço:

O que: Tour Virtual pelo Museu Agostinho Martha

Quando: De 29 de julho a 1 de agosto

Horário: Das 9h às 17h

Onde: Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, s/n)



Total
0
Shares
Anterior
Programa Rede Invest abre inscrições para dez workshops
IMG 0950

Programa Rede Invest abre inscrições para dez workshops

Uma oportunidade importante para as Startups de Gravataí

Próximo
Acadêmicos de Gravataí anuncia Samba-Enredo para o Carnaval 2025
IMG 0985

Acadêmicos de Gravataí anuncia Samba-Enredo para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Gravataí, atual campeã do carnaval de Porto Alegre, já definiu o

Leia também...