Ex-secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha, o dentista Dyego Matielo está sendo investigado por suspeitas de estelionato contra seus pacientes e possível envolvimento em lavagem de dinheiro associada a uma facção criminosa.
A operação policial que visou Matielo não resultou em sua prisão, mas três associados foram detidos. De acordo com as investigações, o dentista teria obtido empréstimos de um agiota conectado ao grupo criminoso, e mais tarde, para quitar dívidas, teria auxiliado em esquemas de estelionato e lavagem de dinheiro usando sua clínica odontológica.
Além de utilizar sua empresa para supostamente lavar dinheiro proveniente de atividades ilegais como agiotagem e tráfico de drogas, Matielo é acusado de usar dados de pacientes para abrir contas bancárias falsas e solicitar empréstimos fraudulentos. Esse esquema estaria em operação há cerca de um ano, com pelo menos quatro pacientes diretamente prejudicados.
Popular nas redes sociais por seu perfil profissional com mais de 50 mil seguidores, Matielo se destacou anteriormente como Secretário de Saúde de Cachoeirinha na gestão de Miki Breier (PSB), entre 2019 e 2020. Apesar das alegações, Matielo negou todas as acusações, afirmando que as dívidas com o agiota são antigas e que não há ameaças envolvidas. O dentista planeja acompanhar o inquérito com assistência legal para provar sua inocência.