Encontro teve como objetivo fortalecer os laços institucionais entre a Guarda Municipal e o Comando Militar
Na data em que se comemorou o Dia do Guarda Civil Municipal, nesta terça-feira, 03, o Secretário Interino para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, Emílio Teixeira, realizou uma visita ao General de Exército Hertz Pires do Nascimento, Comandante Militar do Sul. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços institucionais entre a Guarda Municipal e o Comando Militar. A Guarda Municipal de Gravataí é atualmente uma referência na formação de Guardas Municipais em todo o Estado do Rio Grande do Sul, devido à sua sólida estrutura e atuação.
Durante a visita, além de transmitir os cumprimentos do Prefeito Zaffalon e do Vice-Prefeito Dr. Levi ao General, o Emílio destacou aspectos estratégicos da localização de Gravataí. O município, situado próximo à FreeWay e em um ponto estratégico de saída para o Litoral e Serra, bem como nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho, apresenta condições privilegiadas de segurança, com índices criminais significativamente mais baixos do que outras regiões metropolitanas e do interior do Estado. “Gravataí tem se destacado pela segurança, com índices criminais muito inferiores às congêneres, tanto da área metropolitana quanto do interior do Estado”, ressaltou o Coronel.
Emílio também enfatizou o trabalho contínuo da Guarda Municipal para garantir que os eventos adversos na cidade não resultassem em consequências mais graves para a população de Gravataí, dos municípios vizinhos e da capital.
Por sua vez, o General Hertz apresentou o trabalho das Forças Armadas durante os recentes eventos climáticos que atingiram o estado. Ele destacou os esforços em apoio às forças de Segurança Pública e às prefeituras das cidades mais severamente afetadas, incluindo a construção de pontes, o resgate de pessoas com o uso de helicópteros e veículos blindados anfíbios (Guarani), além da entrega de suprimentos às populações isoladas.
O General também enfatizou a operação de transporte ágil de uma medula óssea vinda do Canadá, que ocorreu em meio ao caos provocado pelas enchentes. Esse procedimento exigiu um esforço rigoroso de coordenação e rapidez para garantir a chegada segura do material orgânico ao Rio Grande do Sul, onde seria utilizado em um transplante vital.
Também estiveram presentes na visita o Comandante em exercício da Guarda Municipal de Gravataí, Coordenador Superior Tarciso Ramos, e o Coordenador de Ensino da Corporação, Giovanni Oliveira. Ao final do encontro, as autoridades trocaram souvenires: o Comandante Militar do Sul recebeu uma caneca personalizada com o emblema da Guarda Municipal de Gravataí e um mimo de mesa com dizeres de reconhecimento. Em contrapartida, os representantes da Guarda de Gravataí foram presenteados com moedas comemorativas do Comando Militar do Sul (CMS) e livros da biblioteca do Exército, que tratam da Campanha do Plata e da Revolta de 1922 (Tenentismo).