Lembrado neste 5 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística objetiva conscientizar sobre a doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e sistema digestivo e que atinge em torno de 70 mil pessoas mundialmente, caracterizando-se como a doença genética grave mais comum da infância. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância que o teste do pezinho, disponível gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, tem no diagnóstico precoce da doença e no tratamento adequado da fibrose cística.
Obrigatório, rápido e seguro, o teste do pezinho também auxilia no diagnóstico precoce de outras seis doenças graves – fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, toxoplasmose congênita, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O exame é simples, feito a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Para o resultado ser efetivo, o teste deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
O objetivo, lembra a SMS, é detectar, diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida da criança. Se descobertas e tratadas a tempo, a chance de que as doenças não deixem sequelas aos pacientes afetados é maior.
Teste do pezinho – todas as 30 unidades de saúde fazem a coleta e realizam o teste. Não é necessário agendamento prévio para a realização do exame.
Documentos necessários no dia do teste do pezinho:
– da criança: caderneta de vacinas, certidão de nascimento e cartão SUS.
– do responsável: documento de identidade e comprovante de endereço.