Gravataí está entre as dez cidades consideradas as mais seguras do Rio Grande do Sul. O ranking divulgado no mês de setembro faz parte da classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil, um indicador exclusivo MySide que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Gravataí, localizada a cerca de 23 km da capital gaúcha, está em quinto lugar no ranking gaúcho. A cidade, sede da GM (General Motors), atualmente com cerca de 272 mil residentes, segundo estimativas de 2023, possui uma taxa de 11,0 assassinatos por grupo de 100 mil pessoas.
O local tem uma boa infraestrutura urbana, ruas arborizadas e cotidiano pacato, com espaços públicos e áreas verdes agradáveis.
No aspecto econômico, Gravataí é forte no setor secundário, possuindo um parque industrial de grande porte, além de um comércio sólido.
A economia do município é delineada pela produção industrial, que representa 70,02% das atividades econômicas. Estão cadastradas quase mil empresas em diversas áreas de produção, sendo que o setor é o principal mercado de trabalho.
Para morar com qualidade de vida e ainda mais perto de POA, principalmente para quem trabalha ou estuda na capital, são referencias os bairros com alto padrão de vida como Alphaville, Prado Bairro-Cidade, Paragem Verdes Campos e Reserva do Arvoredo.
Já a vizinha Cachoeirinha, localizada a 19 quilômetros de Porto Alegre, ocupa a 2ª posição no quesito em todo o RS e a 13ª posição na Região Sul. O município de mais de 130 mil moradores apresenta índice de violência de 10,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Apesar da cidade ser pequena em tamanho territorial, ela ocupa a 13ª posição entre as mais populosas entre os municípios gaúchos. Na economia, as atividades industriais e comerciais se destacam. Também é uma das melhores alternativas para quem deseja morar perto da Capital e de outras grandes cidades da Região Metropolitana, como Canoas e Gravataí.
Além de Cachoeirinha e Gravataí, as oito cidades mais seguras do Rio Grande do Sul que completam a lista são: são Bagé (1ª), Pelotas (3ª), Santa Cruz do Sul (4ª), Sapucaia do Sul (6ª_), São Leopoldo (7ª), Novo Hamburgo (8ª), Viamão (9ª) e Santa Maria (10ª).
Considerando os índices, conforme dados do IBGE, Gravataí está praticamente empatada com a líder Bagé.