Realizada anualmente, a campanha Outubro Rosa visa sensibilizar e conscientizar sobre as atividades voltadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao rastreamento do câncer de mama. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que, embora intensificadas durante este mês, essas e as demais ações à saúde da mulher são mantidas ao longo do ano inteiro pelas unidades de saúde. Entre elas, estão a solicitação de mamografia, a coleta de exame citopatológico de colo uterino, os testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a vacinação e os métodos contraceptivos.
Mamografia
Podendo ser solicitada em todas as unidades de saúde de Gravataí, a mamografia é um importante e fundamental exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, conforme o Ministério da Saúde. A realização da mamografia de rastreamento – quando não há sinais nem sintomas – é recomendada para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos (quando não mostrar alterações), como forma de identificar o tumor antes do surgimento de sintomas.
Sintomas
Mulheres com nódulo na mama, secreção nos mamilos, alterações da pele na região das mamas e/ou nódulos nas axilas devem procurar imediato atendimento na unidade de saúde de referência, independente da faixa etária e do histórico familiar. Se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta altas taxas de cura e de tratamento.
Prevenção
Também são fundamentais hábitos saudáveis diários para auxiliar na prevenção da doença, tais como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, amamentar o máximo de tempo possível e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.
Algumas unidades de saúde contam com grupos de caminhada, de alimentação saudável e de diabetes e hipertensão, a fim de reduzir o risco de desenvolvimento de diversas enfermidades. Para mais informações sobre dias e horários dos encontros, consulte a sua unidade de referência.