Foto: Dom Jaime na comemoração dos 250 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, em Gravataí
O Papa Francisco anunciou neste fim de semana a nomeação de 21 novos cardeais, incluindo o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com a escolha, o Brasil passa a contar com oito cardeais no Colégio Cardinalício, órgão responsável por eleger o próximo Papa. A cerimônia de posse está marcada para o dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição.
Dom Jaime, de 63 anos, é natural de Gaspar, Santa Catarina, e tem uma longa trajetória na Igreja. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1990. Com doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010 pelo Papa Bento XVI. Em 2013, já durante o papado de Francisco, assumiu como arcebispo da capital gaúcha.
De Roma, onde está para o Sínodo, o sentimento de Spengler é de gratidão ao Papa e ao clero e ao povo da América Latina, em especial da sua arquidiocese, sobretudo a quem sofreu este ano com a pior tragédia climática do Rio Grande do Sul.
“Neste momento, eu gostaria de uma forma toda especial, de me dirigir ao clero e ao povo da Arquidiocese de Porto Alegre, e de modo todo especial aos que foram marcados pelo flagelo da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Mas não só o Rio Grande do Sul, o Centro-oeste com as queimadas, a seca na Amazônia. Também gostaria de uma forma toda especial também me dirigir aos bispos do nosso Brasil e, claro, aos bispos da América Latina e do Caribe”, enfatizou.