O Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) participou, na última segunda-feira, de nova mediação entre as entidades que representam os profissionais demitidos dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha (Padre Jeremias) com o Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). Na audiência junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4), foi sugerido aos sindicatos e ao antigo empregador a criação de um grupo de trabalho para tratar das questões debatidas na mediação. Este grupo também ficará responsável por elaborar uma minuta do acordo referente ao pagamento das verbas rescisórias, a qual será apresentada ao IC-FUC no próximo dia 22.
Para o diretor do Simers, Vinícius Mello, o alinhamento já está mais próximo, mas ainda depende de várias detalhes, principalmente com os outros Sindicatos que ainda não conseguiram deliberar. “Desta forma, esse grupo de trabalho vai se reunir para criar uma minuta de redação do acordo, com as cláusulas e os detalhes da negociação, que é complexa e envolve muita gente, pois é preciso consenso para garantir o direito de todos”, apontou Mello.
Entre as conquistas das mediações, estão a redução no número de parcelas pagas e o maior valor para as primeiras prestações. Também ficou estabelecido que a adesão ao acordo será de 70% de forma global entre todas as categorias e que o pagamento da primeira parcela seja efetuado até 20 de dezembro. A próxima mediação ocorre no dia 4 de novembro.