Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Seminário para a Pessoa Idosa reúne mais de 100 participantes em Gravataí e debate hábitos para envelhecimento saudável

IMG 6227

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta terça-feira, 29, o 2º Seminário para a Pessoa Idosa do Município de Gravataí. Reunindo profissionais de saúde, população 60+ e cuidadores, o evento contou com a presença de mais de 100 pessoas e discutiu características, hábitos e ações que contribuem para um envelhecimento saudável e de qualidade. 

“Gravataí é a segunda cidade mais longeva do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Veranópolis. Então é fundamental desenvolvermos ações para a população com 60 anos ou mais para que possam ter acesso a serviços de todas as áreas”, destacou o prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o seminário visou proporcionar um espaço de discussão e de conhecimentos sobre aspectos que levam a uma vida com qualidade após os 60 anos. “Sempre buscamos aperfeiçoar e qualificar nossos serviços de saúde. Nosso Centro de Atenção à Saúde do Idoso desempenha um papel fundamental com esse público, levando maior qualidade de vida e saúde para os pacientes atendidos”, disse.

À frente da palestra “Por que vale a pena envelhecer?”, o geriatra e diretor do Instituto Moriguchi – Centro de Estudos do Envelhecimento, Dr. João Senger, apresentou dados sobre a evolução da população idosa no mundo todo. “Isso é uma realidade em todos os países. Gravataí, nesse sentido, é uma cidade que está em uma posição pioneira no que se refere ao lançamento de iniciativas voltadas para a população idosa”, ressaltou o geriatra.

Durante sua fala, o professor de Geriatria da Faculdade de Medicina da Feevale abordou tópicos ligados ao envelhecimento e que muitas vezes são tratados como tabus, como saúde sexual, suicídio e luto. “Todos nós queremos envelhecer com sucesso e com saúde. Para isso, é fundamental nos prepararmos e adotarmos hábitos saudáveis de vida desde cedo”, aconselhou.

Entre as medidas citadas pelo médico – com base em estudos ao longo de mais de 30 anos e comprovadas cientificamente – e que auxiliam para um envelhecimento saudável e de qualidade, estão manter relações sociais, fumar pouco, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos de forma moderada e constante. “Ter amigos e ter contatos familiares também são fatores determinantes para a felicidade e para o bem-estar de todos”, completou.

A atividade de hoje faz parte do projeto “Gravataí: Uma Senhora Cidade, Um Senhor Futuro”, lançado em agosto do último ano pela Prefeitura de Gravataí, que objetiva fazer um diagnóstico e aprimorar as políticas públicas voltadas aos idosos. Desenvolvido pelo Instituto Moriguchi, um centro de estudos do envelhecimento, e pela SeniorLab, que atua com foco em mercado e consumo 60+, a iniciativa busca entender como vive a população idosa e como Gravataí pode se relacionar melhor com esse público.

Apresentação musical

Durante o evento, também houve a apresentação musical do grupo de convivência Cantar é Viver, a fim de promover a integração de todos os participantes por meio do ato de dançar, cantar e compartilhar experiências e vivências. Com músicas tradicionalistas, o grupo animou os participantes, à medida que propôs um momento descontraído e de entretenimento junto aos presentes. 

O seminário também contou com um espaço para dúvidas com a equipe técnica do Centro de Atenção à Saúde do Idoso, serviço especializado da SMS voltado para o acolhimento e o atendimento da pessoa idosa que apresenta graus de fragilidade com prejuízo na sua funcionalidade e autonomia. Composto por uma equipe multiprofissional composta por médico geriatra, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, o espaço realiza atendimentos de forma individual e em grupos, com o objetivo de atender às múltiplas demandas ligadas ao envelhecimento. 

Localizado no Centro Municipal de Saúde (CMS), o serviço também realiza atividades junto às unidades de saúde, com o objetivo de apoiar as equipes no acolhimento e atendimento deste público. Demais informações podem ser consultadas pelo telefone (51) 3600 – 7753.

A realização do seminário integra um termo de convênio assinado entre a Prefeitura de Gravataí e o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público do RS, que repassa recursos para ações como capacitações da equipe multiprofissional de atendimento ao idoso no município e realização de atividades para a rede municipal de saúde e ao público, a exemplo do seminário promovido pela rede de saúde de Gravataí.



Total
0
Shares
Anterior
Deputado Dimas Costa protocola criação da Frente Parlamentar de Apoio aos Hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
a07e683e ba54 4f04 9150 5fbaf50b57e8

Deputado Dimas Costa protocola criação da Frente Parlamentar de Apoio aos Hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre

Nesta terça-feira (29), o deputado estadual Dimas Costa (PSD) protocolou o

Próximo
Gravataí amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as unidades de saúde
IMG 6228

Gravataí amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as unidades de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém disponível a vacina contra a dengue

Leia também...