Nas próximas semanas, o município de Gravataí realizará a 3ª edição da Mostra do Conhecimento e Tecnologia, promovida pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED). O evento reunirá mais de 100 projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino, que têm se dedicado a essa iniciativa desde fevereiro. A mostra acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2024.
Com o objetivo de integrar os estudantes de toda a rede, a mostra promoverá a troca de experiências e o compartilhamento dos projetos científicos elaborados ao longo do ano letivo. As escolas municipais selecionaram seus representantes para participar da competição, que contará com as seguintes categorias:
- Categoria 1: Educação Infantil
- Categoria 2: Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
- Categoria 3: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
- Categoria 4: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Categoria 5: Atendimento Educacional Especializado (AEE)
A EMEF Farroupilha, localizada no Passo da Taquara, parada 112 da RS-030, também participará da 3ª edição da mostra. A turma do 3º ano do ensino fundamental desenvolverá um projeto científico que explora a fauna de Gravataí e do Rio Grande do Sul. Os alunos realizaram pesquisas que não apenas enriqueceram seu aprendizado, mas também os ajudaram a entender os riscos e cuidados relacionados a certos animais, como escorpiões e aranhas.
“Ao longo do ano, nossa turma escolheu diversos temas, e entre eles, focamos nos animais. Surgiram muitas perguntas, como qual é o animal mais rápido, o mais lento e o que mais dorme. Com isso, criamos um livro de curiosidades usando materiais recicláveis. Durante o projeto, as crianças também se interessaram pelos animais venenosos, especialmente o escorpião. No entanto, descobrimos que o animal mais venenoso, na verdade, é a viúva negra, uma aranha pequena que não é nativa do Brasil. Esse projeto possibilitou aos alunos aprender sobre várias espécies e descobrir muitos novos bichos”, compartilha a professora Cândida, responsável pelo projeto.
Com essa iniciativa, a EMEF Farroupilha reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e a formação de cidadãos conscientes e curiosos.