O arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Jaime Spengler, de 64 anos, foi nomeado, neste sábado (7), cardeal pelo Papa Francisco.
O anúncio de que Spengler, que foi bispo em Gravataí, seria integrado ao Colégio de Cardeais da Igreja Católica ocorreu em 6 de outubro.
A celebração foi realizada durante o consistório, reunião deste colégio, convocado por Francisco, que aconteceu hoje às 12 horas (horário de Brasília) na Basílica São Pedro, em Roma. Spengler é o único brasileiro que se tornou cardeal hoje.
Além de Dom Jaime, foram promovidos outros 20 cardeais, sendo quatro destes latino-americanos.
Os cardeais são os colaboradores do Papa na condução da Igreja e também têm a missão de eleger o novo Papa quando a Sede Romana fica vacante. Apenas os cardeais com menos de 80 anos participam da eleição de um novo pontífice.
Biografia
Natural de Gaspar (SC), Spengler é padre franciscano e foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese em novembro de 2010 pelo Papa Bento XVI, sendo ordenado em fevereiro de 2011. Sua primeira experiência como bispo auxiliar foi sendo vigário episcopal do Vicariato de Gravataí. Em setembro de 2013, o Papa Francisco nomeou Dom Jaime como arcebispo de Porto Alegre.
No dia 24 de abril de 2023, foi eleito presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027. Semanas depois, no dia 17 de maio, foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). A partir desta função, foi nomeado padre sinodal da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, cuja segunda etapa ocorre em Roma até o próximo dia 27.