Os candidatos eleitos de Cachoeirinha serão diplomados nesta segunda-feira (16), às 16h, em cerimônia no Plenário Osvaldo Corrêa, na Câmara Municipal. Serão diplomados o prefeito reeleito Cristian Wasem (MDB), o vice-prefeito Delegado João Paulo Martins (PP), além dos 17 vereadores eleitos no pleito municipal de 2024. A cerimônia será comandada pela Justiça Eleitoral de Cachoeirinha. Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral. A diplomação ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Lembrando que a posse dos vereadores, do prefeito e do Vice-prefeito, será em 1º de janeiro de 2025, às 14h, na Câmara Municipal. A nova Mesa Diretora para 2025 também deve definida na mesma data. A maior bancada ficou com o MDB que colocou 5 vereadores. Na sequência, o Republicanos aparece com 3. Com 2 vereadores ficaram o Podemos, o Progressista e o Partido dos Trabalhadores. Com 1 vereador cada ficaram PL, Avante e PDT. O vereador mais votado foi Léo da Costa, do PT, com 3.117 votos. O prefeito reeleito contará com maioria na Câmara. Ele terá apoio de 14 dos 17 vereadores. Os petistas Léo da Costa e Gustavo Almansa, ambos do PT, serão oposição, enquanto Mano do Parque (PL) manterá sua neutralidade.
GRAVATAÍ
A diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Gravataí será realizada na próxima quarta-feira (18), às 14h30min, no Plenário José Mariano Garcia Mota da Câmara de Vereadores. O ato, conduzido pela juíza eleitoral Mariana Aguirres Fachel, é obrigatório para a posse dos novos mandatos.
Entre os diplomados estão o prefeito reeleito Luiz Zaffalon (PSDB), o vice-prefeito Dr. Levi Melo (Podemos) e os 21 vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro. A cerimônia será restrita, com cada diplomando podendo levar apenas dois acompanhantes, devido à capacidade do local.