O prefeito Cristian Wasem Rosa (MDB), o vice Delegado João Paulo Martins (PP) e os 17 vereadores eleitos de Cachoeirinha foram diplomados na tarde desta segunda-feira (16). A cerimônia foi realizada pela Justiça Eleitoral de Cachoeirinha e aconteceu no Plenário Osvaldo Corrêa da Câmara Municipal. O ato lotou as dependências da casa legislativa e teve transmissão pelo perfil oficial da Câmara no Facebook.
A diplomação marca o fim do processo eleitoral, confirmando que os candidatos foram oficialmente eleitos e estão prontos para assumir seus cargos no próximo ano. O documento de diplomação é um requisito necessário para a posse, que ocorrerá em 1 de janeiro de 2025.
A sessão foi presidida pela juíza Suélen Caetano de Oliveira, da 143a Zona Eleitoral.
Durante a cerimônia foi decretado um minuto de silêncio pela morte de Bernardo Amaro, ex-vereador do município pelo MDB entre 1997-2004. Ele faleceu hoje aos 67 anos e estava sendo velado no Plenarinho da Câmara. Seu sepultamento acontecerá às 9h desta terça-feira (17) no Cemitério Municipal.
Vereadora e suplente cogitadas para assumir nova secretaria
Segundo informações de bastidores, a vereadora eleita Claudine Martins (PP), esposa do atual vice-prefeito Delegado João Paulo, e a suplente Claudia Frutuoso (PL) estão sendo cotadas para assumir a nova Secretaria Municipal de Cultura, que será desmembrada da pasta de Esportes, Turismo e Lazer. Especula-se que Claudine não aceite o cargo, preferindo se manter no mandato de vereadora. É mais provável que Claudinha seja convidada para assumir a nova função em troca de apoio do PL, que elegeu apenas o vereador Mano do Parque, ao prefeito Cristian. Nenhum dos dois nomes agrada a classe artista local. Com o apoio do PL, porém, o prefeito reeleito teria como base aliada 15 dos 17 vereadores eleitos da Casa.