Há um ano, Gravataí recebia a primeira fase da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB). Moderna, equipada com 20 novos leitos de observação e com investimentos da Prefeitura de Gravataí, a estrutura consolidou-se como mais um importante avanço para o sistema hospitalar do município. Nesse período, somando os atendimentos na parte entregue e na área que ainda será reformada, foram mais de 36 mil atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde.
“Termos uma estrutura hospitalar como essa é motivo de orgulho para a nossa cidade. Sempre buscamos que as pessoas sejam bem atendidas, em especial nos cuidados hospitalares, à altura do que a população merece”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon, lembrando ainda que a nova unidade tem qualificado a prestação de serviços à população de Gravataí e região.
Conforme o HDJB, a fase 1 da Nova Emergência SUS trouxe para Gravataí um novo paradigma no serviço de urgência no município. “A fase 1 permitiu ao Becker oferecer uma estrutura digna e condizente com a necessidade da população de Gravataí. Agora, estamos na expectativa de concluir totalmente a área”, comenta o diretor médico do HDJB, Fernando Issa. A fase 2 da obra está na fase de captação de recursos, e o objetivo é iniciar os trabalhos em 2025. “Mas para isso é preciso o apoio, não só do poder público, mas também de diferentes lideranças e organizações do nosso município”, complementa Issa.
Ao final da fase 2, a Nova Emergência SUS passará dos atuais 405 metros quadrados para 1.330 metros quadrados e de nove para 36 leitos (adultos e pediátricos), além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (passando de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.
A entrega da Nova Emergência soma-se aos recentes investimentos e avanços realizados entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa na atenção hospitalar, a exemplo da duplicação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 2021. De lá para cá, também houve a inauguração da Central de Endoscopia e da nova áreas de Ensino e Pesquisa para médicos residentes do hospital, assim como a qualificação das duas unidades de pronto atendimento (UPAs) existentes no município, que atendem milhares de pessoas todos os meses.
Garantia de prioridade para a execução da próxima fase
Em outubro deste ano, o vice-prefeito Dr Levi Melo e o secretário municipal da Saúde Régis Fonseca estiveram reunidos com a Secretaria da Saúde do RS (SES/RS) para tratar sobre a qualificação da estrutura hospitalar da cidade. No encontro, o governo do Estado tratou como prioridade a destinação dos recursos para a execução da próxima fase da Nova Emergência SUS do Becker. “Saúde é prioridade para o governo municipal. Trabalhamos de forma permanente para avançar e qualificar os serviços para melhor atendimento à população”, completa o vice-prefeito.