Feirantes de Gravataí participam de capacitação sobre boas práticas na manipulação de alimentos

IMG 2472

A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), promoveu nesta terça-feira, 4, a Capacitação de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em Eventos, voltado a feirantes do município que comercializam no Feiraí e no Rua Aberta. Com mais de 40 pessoas presentes, a certificação tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população e cumprir as normas sanitárias vigentes.

“Nossa formação buscou tirar dúvidas dos feirantes e orientar sobre alguns cuidados com a manipulação dos alimentos. O Rua Aberta, por exemplo, é um evento que movimenta toda a cidade, atraindo muitos comerciantes e ampliando o público presente a cada edição”, destacou o secretário-adjunto da SMDET, Rodrigo Silva. A primeira edição do ano do Rua Aberta, tradicional evento organizado pela Prefeitura de Gravataí, está prevista para 9 de março.

A coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa), Amanda Dipp, reforçou a importância da formação para orientar os expositores sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos. “Nosso foco é sempre voltado para a saúde do consumidor. Trabalhando desde cedo a prevenção, evitamos eventuais problemas ligados à alimentação que podem acometer os cidadãos”, enfatizou.

Conforme a nutricionista Suelen Cavalheiro, que atua na Divisão de Vigilância Sanitária, no Núcleo de Alimentos, alguns cuidados são imprescindíveis na manipulação dos alimentos. Durante a sua fala, a profissional explicou os tipos de estabelecimentos que o setor realiza a fiscalização e orientou os comerciantes sobre os perigos químicos, físicos e microbiológicos.

“A manipulação correta, associada ao armazenamento dos ingredientes, à correta temperatura dos alimentos e às boas práticas de higienização do local, das mãos e dos produtos, são fundamentais na hora de trabalharmos com a prevenção de possíveis surtos alimentares”, afirmou. A procedência e a validade dos alimentos comercializados, além disso, destacam-se como medidas que auxiliam para um produto saudável e seguro ao consumidor. 

Mais informações podem ser conferidas junto à SMDET pelos números (51) 3600 – 7630 e 3600 – 7251 e pelos e-mail  [email protected] e  [email protected]. Junto à SMS, o cidadão pode acionar o telefone (51) 3600 – 7742 e o e-mail [email protected] para elucidar eventuais dúvidas.



Total
0
Shares
Anterior
Conscritos devem se apresentar para o serviço militar no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Quaraí
IMG 2471

Conscritos devem se apresentar para o serviço militar no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Quaraí

Os conscritos selecionados para prestar serviço militar na Organização Militar

Próximo
Gravataí terá 1ª Unidade de Coleta de Sangue junto à UPA da parada 74
IMG 2473

Gravataí terá 1ª Unidade de Coleta de Sangue junto à UPA da parada 74

As equipes técnicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Santa Casa se

Leia também...