Cachoeirinha vai ganhar em breve uma nova empresa especializada no encapsulamento e teste de semicondutores. Nesta segunda-feira (23), a Tellescom assinou um termo de intenções que deixa reservado um terreno no município.
Segundo informações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), a empresa paulista formalizou o interesse pela área que pertence ao Estado. A comercialização será feita via incentivos do Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi).
Em parceria com uma empresa da Malásia, o objetivo da Tellescom é investir cerca de R$ 1 bilhão numa área de 117 mil metros quadrados, que fica próximo ao Distrito Industrial da cidade, onde funcionava a Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia). A fábrica deverá ser inaugurada entre 2027 e 2028, sendo focada na produção de componentes eletrônicos para áreas de comunicações, automotivas e computação avançada. A expectativa é gerar aproximadamente mil empregos.
Outros municípios da região também foram visitadas pelos emissários da Tellescom como Canoas, Gravataí e Glorinha. Porém, a facilidade de logística e a disponibilidade do terreno, pesaram a favor de Cachoeirinha.
Hoje o Rio Grande do Sul conta apenas com uma empresa no setor de encapsulamentos, a coreana HT Micron, instalada em São Leopoldo.




