Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Exposição “Campo de Girassóis” ocupa hall da Assembleia nesta terça (1º) e quarta-feira (2)

Screenshot
Screenshot

Nesta terça e na quarta-feira (1º e 2/7), a ONG Amada Helena promove, no hall da Assembleia Legislativa, a instalação Exposição “Campo de Girassóis – Um Ato de Afeto às Famílias Enlutadas”, como parte da Semana Gaúcha de Conscientização sobre o Luto Parental (Lei Estadual nº15.313/2019 e 15.895/2022), da Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental (Lei nº 15.139/2025). A ONG foi criada em 2013, em Gravataí.

A instalação consiste em um espaço simbólico com balões em formato de girassóis, que representam o luto parental devido ao simbolismo de que as flores se viram para o sol em busca da força da luz, simbolizando o filho, e que em dias nublados — na ausência física do filho — as flores buscam forças no seu semelhante. Um totem com QR Code acompanha a ação, levando os visitantes a um conteúdo informativo e acolhedor sobre o luto parental.

A iniciativa visa conscientizar a sociedade para a realidade do luto parental, muitas vezes silenciado. “É um gesto público de representatividade desta parentalidade e de acolhimento às famílias que vivem essa realidade”, explica a presidente da organização social, Tatiana Maffini.

Na avaliação da deputada Patrícia Alba (MDB), que apoia a iniciativa, é preciso dar visibilidade a um tema que ainda é tabu na sociedade. “É um momento delicado, em que as famílias precisam ser amparadas e acolhidas para seguir em frente. As políticas públicas estão avançando, e os serviços devem ser reforçados neste momento”, destaca. Além da iluminação na sede do Parlamento, a parlamentar destinou, por meio de emenda, R$ 50 mil para projeto sobre luto parental em Gravataí. Também apoiou a ONG com a produção de cartilhas sobre o tema, que são distribuídas pela organização social.



Total
0
Shares
Anterior
População idosa de Gravataí participa de curso de prevenção contra crimes digitais de estelionato
IMG 4831

População idosa de Gravataí participa de curso de prevenção contra crimes digitais de estelionato

A prefeitura de Gravataí promoveu ontem, 26, um curso voltado à prevenção contra

Próximo
Com Stédile na presidência, PSB comemora 40 anos de fundação do PSB no RS
IMG 4860

Com Stédile na presidência, PSB comemora 40 anos de fundação do PSB no RS

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) realizará uma série de ações para celebrar

Leia também...