O nível da água apresentou redução nesta quarta-feira em Gravataí. As inundações que restam na cidade estão localizadas em áreas pontuais e não afetam a rotina dos moradores. O recuo permitiu que o início de obras de drenagem na cidade.
No bairro Caça e Pesca, o Rio Gravataí ainda registrou elevação, mas deixou de inundar ruas. É possível ver o rastro de devastação que o extravasamento fez, como portões destruídos e o gradil entortado das casas. Além disso, há entulhos que a água arrastou espalhados por vias e calçadas.
Um trecho da avenida Beira-Rio, próximo da orla, está bloqueado para o fluxo de veículos. No local, são realizadas obras na tubulação para facilitar a drenagem da água.
Os trabalhos são coordenados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e tem como foco a construção de valas de tubulação hidráulica. Essas estruturas são fundamentais para o bom funcionamento de sistemas de água e fluidos industriais.
As valas de infiltração também podem ser usadas para gerenciar águas pluviais, reduzindo o volume que chega aos sistemas de tratamento de esgoto. O objetivo é fornecer maior agilidade ao escoamento do Rio Gravataí e, ao mesmo tempo, preservar a rede.




