Após o episódio ocorrido na semana passada, em Cachoeirinha, em que uma família denunciou à Polícia Civil e também à Prefeitura os maus-tratos contra crianças dentro da EMEI Nossa Senhora de Fátima, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a elaboração de um estudo para a contratação de um perito especializado em segurança.
A ideia é reforçar o sistema de proteção de alunos, professores e da comunidade escolar, através da instalação de câmeras e equipamentos de monitoramento na rede municipal, em especial, das escolas de educação infantil. Conforme o prefeito Cristian Wasem, o perito será responsável por identificar os locais mais adequados nas instituições de ensino para a instalação dos dispositivos. Hoje, a rede municipal de educação infantil atende cerca de 4 mil alunos, distribuídos em 15 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil).
A iniciativa atende a uma demanda apresentada por pais e mães durante reuniões com a gestão municipal, e deverá seguir modelos já adotados por instituições privadas de ensino.
Paralelo a isso, transcorre uma sindicância para apurar a denúncia de condutas inadequadas seguidas de maus-tratos envolvendo três atendentes da EMEI, localizada na Avenida São João, Bairro Fátima. Segundo a administração, a diretora e a vice-diretora da unidade também foram afastadas, por deliberação do Conselho Escolar. O afastamento preventivo acontece pelo período de 60 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, em respeito às crianças, às famílias e à transparência que rege a administração pública, inclusive para garantir a segurança dos respectivos profissionais.




