Na próxima terça-feira (22), a Câmara dos Vereadores de Gravataí vai realizar uma sessão solene para homenagear os 25 anos da fábrica da GM (General Motors) na cidade. A sessão reconhecerá a importância da GM para a economia e o desenvolvimento do município nessas duas décadas e meia.
A unidade da GM em Gravataí, inaugurada em 20 de julho de 2000, foi a primeira unidade da gigante norteamericana fora de São Paulo e teve um papel fundamental na economia local. A marca é responsável pela produção dos modelos Onix e Onix Plus e, recentemente, passou por atualizações para a produção de um novo veículo utilitário esportivo compacto.
A GM também anunciou investimentos para diversificar seus negócios e lançar modelos eletrificados no futuro, reforçando seu compromisso com o País.
O comunicador Chico Pereira destaca a vinda GM para a cidade e seu impacto positivo na região e no Estado. “Após o anúncio na sede do governo do Estado de que a cidade receberia a fábrica, houve uma celebração fantástica. A população parou para comemorar a instalação da General Motors na região do Barro Vermelho, zona rural de Gravataí, que se transformou num ponto de maior evolução em termos de fábrica e inovação mundial, com seus sistemistas. O evento de inauguração da unidade foi transmitida para os quatro cantos do mundo e contou com as presenças do presidente da República Fernando Henrique Cardoso, além dos governadores do Estado, deputados, entre outras autoridades, que presenciaram o ato. Consequentemente a cidade começou a se destacar no cenário estadual e nacional. Hoje a montadora é irresponsável por 45% da riqueza orçamentária do município. Particularmente gostaria de mencionar que desde o início participei com os amigos Marco Antônio Kramer, Luiz Moan e José Carlos Pinheiro Neto, entre outros, dos primeiros passos da GM em Gravataí. Estivemos juntos na Associação Industrial e Comercial de Gravataí, cartório de registro de imóveis. Participei ainda de todos os lançamentos da marca e viajei pelo mundo com a comitiva da GM através dos convites que recebi da direção da montadora”, detalha.
A unidade gaúcha da montadora, onde trabalham em torno de 5 mil funcionários — entre diretos e sistemistas — beira a marca de 5 milhões de veículos produzidos.
Indicadores econômicos das últimas décadas reforçam o peso da indústria automotiva na cidade da Grande Porto Alegre. Gravataí, que ocupava a 12º posição entre os municípios com maior PIB no Estado, em 1999, chegou a ficar na terceira, em 2014, e na quarta colocação, por um longo período entre 2008 e 2020, conforme dados da extinta Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE) e do IBGE.




