No coração do Barro Vermelho, onde a história pulsa viva nas raízes, Gravataí se prepara para celebrar, no sábado, 16 de agosto, o Dia Estadual do Patrimônio Histórico. Com o tema “Baba Nla – Um dia no Quilombo Manoel Barbosa” — expressão iorubá que significa “grande pai” ou “grande ancestral” —, o evento aberto ao público propõe muito mais que uma homenagem: é um convite para reconhecer o território quilombola que resiste, ensina e celebra.
Realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 10h às 17h, com Feirinha Afro, Feijoada Cultural, exibição de documentário, roda de conversa, capoeira e samba. A feijoada custa R$ 30 e pode ser reservada pelo telefone (51) 99732-0615.
Como parte das ações, a Secretaria de Mobilidade Urbana instalou sinalização turística no caminho até o quilombo. O MiniDoc “Roteiro das Iaiás – Quilombo Manoel Barbosa”, realizado por Giulliano Pacheco, Carlos Albani e Ângela Xavier, será exibido e discutido no local. Para o secretário Patrick Silva, “o patrimônio cultural está nas histórias, saberes e territórios que resistem ao tempo”.




