Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí reinstala cobertura provisória no Museu Agostinho Martha enquanto aguarda restauro histórico

IMG 6389

Foi reinstalada nesta semana, a cobertura provisória do Museu Municipal Agostinho Martha, localizado no centro histórico de Gravataí. A medida emergencial busca proteger a edificação mais antiga do município, construída em 1826 e tombada como patrimônio histórico. Desde 1985, o prédio abriga o museu, que atualmente encontra-se temporariamente fechado. 

A operação de instalação da nova cobertura foi coordenada pelas secretarias municipais de Cultura (SMC), Infraestrutura (Seinfra) e de Mobilidade Urbana (Semurb). A Semurb foi responsável pelo ajuste temporário do trânsito na região, para garantir a segurança dos trabalhadores e a fluidez do tráfego. 

O prefeito Luiz Zaffalon reforçou o compromisso da gestão com a preservação do patrimônio histórico de Gravataí. “Estamos sempre atentos às necessidades do presente e planejando o futuro. Gravataí tem muitos empreendimentos em desenvolvimento, mas não podemos esquecer do nosso passado e de conservar a nossa história”, afirmou Zaffalon.

No dia 23 de julho, foi defendido o projeto de “Restauro, Requalificação e Modernização do Museu Municipal Agostinho Martha” ao Conselho Gestor do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FRBL-MP). O projeto passou para quarta etapa e prevê não apenas a restauração completa do prédio histórico, como também a adequação à acessibilidade, a elaboração do plano museológico, a aquisição de mobiliário expositivo e a digitalização do acervo, modernizando o equipamento cultural e ampliando sua função educativa e social.  

 “Estamos confiantes de que em breve poderemos retomar o restauro. A lona instalada agora é uma medida paliativa. Enquanto isso, buscamos alternativas como editais de restauro para viabilizar a obra”, finalizou o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva.



Total
0
Shares
Anterior
Eduardo Leite condena sanção dos EUA a Moraes e defende soberania brasileira
IMG 6386

Eduardo Leite condena sanção dos EUA a Moraes e defende soberania brasileira

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, criticou a decisão do governo

Próximo
Zaffa lidera movimento entre empresários locais para construção de novo hospital em Gravataí
Screenshot

Zaffa lidera movimento entre empresários locais para construção de novo hospital em Gravataí

O prefeito Luiz Zaffalon se começou nas últimas semanas um movimento para

Leia também...