Gravataí foi confirmada pelo governo do Estado como uma das cidades contempladas na segunda fase do programa Desassorear RS, iniciativa que integra o Plano Rio Grande e tem como objetivo prevenir alagamentos por meio da limpeza e remoção de sedimentos de rios, arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais com largura de até 50 metros.
O investimento de R$ 3 milhões na infraestrutura hídrica do município foi viabilizado graças à articulação do deputado estadual Dimas Costa, que tem se destacado como embaixador de Gravataí junto ao governo gaúcho, garantindo recursos e ações estratégicas para o desenvolvimento local.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), o Desassorear RS destinará cerca de R$ 91 milhões nesta etapa para 67 municípios.
Desde o seu lançamento, o programa já removeu mais de dois milhões de metros cúbicos de sedimentos em todo o Estado, reduzindo significativamente os riscos de enchentes.
Em Gravataí, a conquista contou também com o trabalho técnico dos secretários municipais de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos, Guilherme Ósio, e de Infraestrutura, Laone Pinedo, que atuaram junto ao Estado para viabilizar o projeto e já preparam a logística para o início imediato das obras.
Durante o anúncio, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, enalteceu a atuação do deputado: “O deputado Dimas tem sido um verdadeiro articulador da cidade junto ao governo do Estado, buscando recursos e garantindo que Gravataí esteja sempre presente nas ações”.
O deputado Dimas Costa reforçou o compromisso com a cidade: “Esse investimento é mais uma prova de que nosso trabalho dá resultado. Estamos garantindo obras que vão proteger a população, evitar prejuízos e preparar Gravataí para continuar crescendo com segurança”.
Nesta semana, equipes técnicas da Sedur e da Prefeitura realizam vistorias nos pontos mapeados para dar início, nos próximos dias, aos serviços que prometem transformar a cidade em um modelo de resiliência frente aos eventos climáticos, tornando-a mais segura, preparada e atrativa para futuros empreendimentos.




