O Ministério da Cultura (MinC) divulgou no Diário Oficial da União o resultado da segunda etapa de seleção dos CEUs da Cultura, que serão construídos com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Gravataí está entre os municípios contemplados e avança no processo de implantação do equipamento cultural.
Ao todo, 34 novas propostas foram aprovadas, distribuídas em diferentes estados do país: 16 em Minas Gerais, 4 no Rio Grande do Sul, 3 no Distrito Federal, 2 no Piauí, 2 no Maranhão e outras localidades no Amazonas, Amapá, Pará e Rio de Janeiro. Os CEUs da Cultura são centros culturais com 300 a 500 m², voltados a ampliar o acesso à infraestrutura cultural em áreas de vulnerabilidade social, promover formação artística e fortalecer a produção local.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da conquista para o município. “Estamos confiantes de que Gravataí poderá receber um CEU, um espaço que vai proporcionar à população acesso à cultura, arte, aprendizado e lazer, somando-se às entregas de restauro da Casa de Cultura e do Casarão dos Bina”, afirmou. A execução do projeto ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do secretário Patrick Silva, do adjunto Giulliano Pacheco e da diretora Izabel Cristina, que acompanharão todas as etapas de implantação.
Com a publicação da portaria, estados e o Distrito Federal têm até 12 de setembro para cadastrar as propostas selecionadas no Portal Transferegov.br. Somadas às 195 aprovadas na primeira fase, já são 229 obras previstas em todo o país, reforçando a política nacional de valorização da cultura. Gravataí, agora, se prepara para oferecer à comunidade um espaço moderno de desenvolvimento artístico, cultural e educativo.




