Reforçando as potencialidades do município, Gravataí foi escolhida para a construção do Instituto de Tecnologia e Computação (Itec), que contará com aporte de R$ 400 milhões e terá viés filantrópico. A instituição oferecerá graduação em Ciência da Computação com ensino imersivo e residência no campus de 20 hectares localizado no Prado Bairro Cidade, inspirado em modelos de referência internacional. A proposta do Itec é destinar 70% do orçamento à concessão de bolsas de estudo, integrais ou parciais.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da escolha do município como sede. “Gravataí se consolida, a cada dia, como polo de logística e inovação. Esse instituto sendo implantado aqui na cidade é mais um grande feito que mostra ao Brasil e ao mundo o potencial que nós temos. Agradecemos aos envolvidos e salientamos que daremos todo o suporte da gestão para esse projeto, que fomenta a educação, a tecnologia e amplia oportunidades em Gravataí.”
Com posição estratégica e ocupando a quarta colocação na economia estadual, Gravataí tem atraído investimentos constantes em tecnologia, infraestrutura e segurança. Esses fatores contribuíram para a escolha da cidade, que se fortalece como polo de inovação e atrativo para novas empresas e instituições. O Itec é idealizado por Cristiano Franco, fundador da Poatek (TELUS Digital Company), Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, fundadores do Terra, além da Fundação Behring e da Telles Foundation. As obras devem ser concluídas em 2026.




