Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Funcionários do Becker vestem o verde pela doação de órgãos

IMG 20250902 WA0009

Santa Casa lança campanha “A vida cabe no seu sim”. Só no Rio Grande do Sul, são cerca de 3 mil pessoas à espera de um órgão.

Em um movimento permanente de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, a Santa Casa de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira (1º) a campanha “A vida cabe no seu sim”. Funcionários do Dom João Becker realizaram uma foto coletiva em frente ao hospital vestindo verde para mostrar engajamento em uma causa de tamanha relevância. O número de pacientes na lista de espera por um órgão cresceu 23% em um ano no Brasil. Só no Rio Grande do Sul, são cerca de 3 mil pessoas à espera de um órgão.

O conceito da campanha propõe uma reflexão a partir de duas dimensões: o sim, associado ao ato de conversar com a família e manifestar a vontade de ser doador; e a vida, que representa a esperança de uma nova oportunidade para quem aguarda por um transplante. “A negativa familiar continua sendo um dos maiores entraves para que os pacientes tenham acesso ao transplante. Sem a redução desse índice, temos visto uma lista que não para de crescer. Cada recusa impede que órgãos saudáveis sejam utilizados, prolongando o tempo de espera e comprometendo as chances de sucesso de centenas de transplantes”, reforça o diretor médico do Centro de Transplantes da Santa Casa, José de Jesus Camargo.

Lista de espera chega a 80 mil

Segundo monitoramento de 27 de agosto do Ministério da Saúde, 80.072 pessoas aguardam na lista de espera por transplantes no Brasil – 46.956 à espera de um órgão (rim, fígado, coração, pulmão e pâncreas) e 33.116 por córnea (tecido). Entre eles, mais de 1,3 mil crianças. O número cresceu 23% em 12 meses: em agosto de 2024 eram pelo menos 65 mil pacientes em lista.

Mesmo com um recorde histórico em 2024, com mais de 30,3 mil transplantes de órgãos e tecidos realizados em todo Brasil, a recusa familiar em doar órgãos continua sendo um grande desafio, e a lista de espera segue crescendo, evidenciando que muitas vidas ainda dependem de famílias dispostas a dizer “sim”. Em 2024, 46% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos de seus entes falecidos, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RTB) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

O cenário também preocupa no Rio Grande do Sul, onde, segundo dados de agosto de 2025, houve um crescimento de 25% em um ano, alcançando 3 mil pacientes que aguardam por um transplante. Desse total, cerca de 60% estão na lista de espera por um órgão (rim, fígado, pulmão e coração) e o restante por um transplante de córnea.

“Para cada paciente que chega até nós, existe uma contagem de tempo que não pode ser ignorada. A recusa das famílias, somada à falta de estrutura em algumas instituições para viabilizar a captação de órgãos, agrava o cenário. É fundamental que a sociedade entenda a gravidade do problema e que gestores e profissionais de saúde fortaleçam toda a rede que torna a doação possível”, acrescentou Camargo.

Centro de Transplantes da Santa Casa

Integrando o complexo hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, o Hospital Dom Vicente Scherer é referência internacional em transplantes e concentra 60% dos transplantes de órgãos realizados no Rio Grande do Sul – abrangendo rim, fígado, pulmão e coração. Com papel fundamental na redução da lista de espera, o Centro de Transplantes conta com estrutura e equipes altamente qualificadas, reconhecidas pela expertise em todos os tipos de transplantes, incluindo órgãos sólidos, tecidos e medula óssea.



Total
0
Shares
Anterior
Nova frota da SOGIL começa a rodar em Gravataí
e1730492 3c90 452d bbca 1407ac264415

Nova frota da SOGIL começa a rodar em Gravataí

Nesta segunda-feira (01), iniciou a operação da nova frota intermunicipal da

Próximo
Transmissão da Covid-19 volta a crescer em Gravataí e pacientes suspeitos de contaminação são isolados no Becker
IMG 8314

Transmissão da Covid-19 volta a crescer em Gravataí e pacientes suspeitos de contaminação são isolados no Becker

A Região Metropolotana de Porto Alegre teve aumento no número de casos de

Leia também...