A Serra Gaúcha vai ganhar dois grandes marcos em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Em Antônio Prado, a pedra fundamental do monumento foi lançada no último sábado (6). A escultura, assinada por Vinicius Ribeiro, será feita em concreto armado e retratará um casal de imigrantes, simbolizando a coragem e a fé das famílias que chegaram ao Brasil. Com 2,20 metros de altura e base de 1,5 metro, a obra será instalada no pórtico de entrada da cidade, que também receberá uma nova praça, estacionamento e paisagismo. A inauguração está prevista para novembro, durante o Festival Nacional da Massa (FenaMassa).
Já em Caxias do Sul, o projeto assinado pelo arquiteto Renato Solio começou a sair do papel em agosto. O monumento, na Praça da Estação, terá 30 metros de extensão e 6 de altura, formado por 150 tubos de aço corten representando cada ano da imigração, em composição com concreto e no formato do símbolo do infinito. Em uma ponta estará a escultura de um casal de imigrantes; na outra, a sociedade atual, conectando passado e presente. A inauguração está marcada para 18 de novembro.
As iniciativas reforçam o legado cultural e histórico dos italianos, que ajudaram a transformar a Serra em um dos polos mais importantes do Estado.




