Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Bagre Fagundes é confirmado como patrono da 36ª Feira do Livro de Gravataí

Screenshot
Screenshot

Na sexta-feira, 3, história e emoção se encontraram na casa da família Fagundes. Entre lembranças de músicas que atravessam gerações e relatos que se entrelaçam com a cultura gaúcha, Patrick Silva, Secretário de Cultura de Gravataí, e Giulliano Pacheco, Secretário Adjunto de Cultura, estiveram na residência da família, em Porto Alegre, para anunciar um gesto carregado de significado: Bagre Fagundes foi convidado para ser o patrono da 36ª Feira do Livro de Gravataí.

O convite inicial havia sido feito a Neto Fagundes, mas, emocionado, ele fez um pedido especial: que a homenagem fosse dedicada ao pai, transformando o dia do aniversário de Bagre em um presente simbólico e repleto de gratidão.

“Foi um dia muito especial. Era o aniversário do meu pai, Bagre Fagundes, um homem que nos ensinou o valor da cultura, da tradição e do amor à nossa terra. Gravataí terá, neste ano, uma feira de filho para pai”, destacou Neto Fagundes, reforçando o elo entre gerações e música.

O próprio Bagre Fagundes comentou, visivelmente emocionado, que estava imensamente feliz com o convite. “Gravataí sempre esteve no caminho da minha vida. Será uma alegria participar desse grande evento que é a Feira do Livro, especialmente como patrono.”

Patrick Silva levou um abraço do prefeito Luiz Zaffalon, que se mostrou satisfeito com a escolha de Bagre Fagundes como patrono, e ressaltou: “Reconhecer Bagre Fagundes é valorizar não apenas sua trajetória, mas também a importância de manter viva a nossa tradição cultural.” Giulliano Pacheco complementou: “Esse tributo une passado e presente, mostrando que a cultura e a música da nossa terra continuam inspirando novas gerações. É um presente de filho para pai e de toda a cidade para a nossa história.”

A escolha do patrono está diretamente ligada ao tema da 36ª Feira do Livro de Gravataí, que neste ano é Tradição escrita nas páginas da nossa história. Como parte das celebrações, a abertura da feira, no dia 15 de outubro, contará com um grande show da família Fagundes, reunindo música e tradição para marcar o início do evento de forma especial.

Este tem sido um ano marcante para a família Fagundes, que já teve Darcy Fagundes, irmão de Bagre, escolhido como tema dos Festejos Farroupilhas, além de Bagre ter sido agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a maior honraria concedida pelo governo federal a personalidades que contribuíram significativamente para a cultura brasileira.

A 36ª Feira do Livro de Gravataí será realizada de 15 a 19 de outubro, na Rua Coberta, Praça da Bíblia e Casa de Cultura, no Centro da cidade. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.



Total
0
Shares
Anterior
Seminário sobre envelhecimento saudável reúne mais de 100 pessoas em Gravataí
Screenshot

Seminário sobre envelhecimento saudável reúne mais de 100 pessoas em Gravataí

A prefeitura de Gravataí promoveu, nesta sexta-feira, o 3º seminário para a

Próximo
Gravataí se destaca no Feevale Summit com protagonismo em inovação e conexões estratégicas
Screenshot

Gravataí se destaca no Feevale Summit com protagonismo em inovação e conexões estratégicas

Consolidando-se como referência em inovação e desenvolvimento sustentável na

Leia também...