Consolidando-se como referência em inovação e desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana, Gravataí esteve presente no Feevale Summit, na última quarta-feira, 1º. O município, que foi representado pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMITC), teve protagonismo em dois painéis do evento, reforçando sua posição estratégica na construção de soluções inovadoras para o futuro das cidades.
Um dos destaques foi o painel “Inovação e o Futuro das Cidades”, mediado pela secretária da Smict, Selma Fraga, que conduziu o debate com os prefeitos Jerri Meneghetti (Dois Irmãos), Giovani Feltes (Campo Bom) e Felipe Costella (Esteio). A discussão abordou temas como inclusão digital, governança de dados e sustentabilidade urbana, alinhando experiências municipais às tendências globais de inovação.
Além dos painéis, a equipe da Smict acompanhou debates estratégicos sobre financiamento e escalabilidade de startups, com representantes da Inova RS, Ventiur, Badesul, BRDE e aceleradoras de inovação. O movimento ampliou a articulação de Gravataí com novas fontes de fomento e oportunidades para o ecossistema local.
“Gravataí está indo além de observar o futuro, está ajudando a construí-lo. Encontros como este são fundamentais para fortalecer redes, identificar oportunidades e reafirmar que a inovação é motor de desenvolvimento social e econômico”, destacou a secretária Selma Fraga.
A cidade também foi representada no painel “Territórios Criativos e Ecossistemas: Cultura, Inovação e Tecnologia”, pela servidora Paula Tarrasconi, que dividiu a mesa com especialistas estaduais e acadêmicos, entre eles Juliana Sueli Sehn (RS Criativo – SEDAC/RS), Hiparcio Stoffel (Escritório de Desenvolvimento de Projetos – GovRS), Rafael Bali (SEDAC/RS) e a professora doutora Mary Sandra Ashton. Paula apresentou cases e experiências de Gravataí, destacando a integração entre inovação, cultura e criatividade como motor de transformação nos territórios.




