Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeitura de Gravataí reduz tempo de laudos de eletrocardiograma de duas semanas para três dias

Screenshot
Screenshot

Atenta às principais demandas de usuários do sistema de saúde municipal, a prefeitura de Gravataí passou a disponibilizar, a partir desta segunda-feira, 13, laudos de eletrocardiograma com maior agilidade. Com a expectativa de realizar aproximadamente 3,6 mil atendimentos por ano, o tempo de espera para a retirada dos exames, hoje em duas semanas, deve ser reduzido para três dias, garantindo maior agilidade, resolutividade e qualidade de vida aos pacientes do SUS. 

“Os teleatendimentos representam um avanço importante para a saúde de Gravataí. Com essa medida, buscamos aliar as tecnologias existentes junto às necessidades observadas pela nossa rede, sempre buscando evoluir e aperfeiçoar nosso sistema de saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

A iniciativa, pioneira na rede de saúde especializada de Gravataí, demonstra um processo de qualificação da atenção à saúde e inovação no SUS. O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração para avaliar o ritmo e número de batimentos cardíacos, sendo utilizado para diagnosticar problemas cardíacos e avaliar a saúde do coração. 

O fluxo para a realização do exame permanece o mesmo: o usuário consulta na sua unidade de saúde de referência e, se necessário, o médico responsável pelo atendimento determina a necessidade do eletrocardiograma. O exame é realizado no Centro de Diagnóstico e encaminhado para a empresa responsável por meio de uma plataforma digital. O especialista interpreta o exame e emite o laudo, que é enviado ao serviço de maneira digital e retorna para a avaliação do médico solicitante da rede municipal. Ao usuário, é necessário retirar o exame no Centro Municipal de Saúde (Rua João Alves de Souza, 111 – Salgado Filho).

Posteriormente, está prevista a expansão da implantação dos laudos de telemedicina para exames de espirometria, que auxiliam no diagnóstico e monitoramento de doenças pulmonares. 

Confira dicas para uma boa saúde do coração

Algumas medidas podem ser seguidas a fim de uma boa saúde do coração, independente da faixa etária. A seguir, a Secretaria Municipal da Saúde lista algumas dicas que auxiliam na diminuição de riscos de doenças cardiovasculares:

– Manter uma alimentação saudável, com preferência por alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo, como legumes, verduras, leites e ovos)
– Fazer atividades físicas regularmente
– Controlar o sal e o açúcar nas refeições
– Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro
– Para pessoas com histórico de doença cardiovascular na família, é fundamental fazer exames periódicos de sangue para mitigar o risco de aparecimento de enfermidades



Total
0
Shares
Anterior
Prejudicados pelas enchentes, moradores de Cachoeirinha voltam a cobrar efetividade nas obras de contenção
e4f061a7 87eb 466a a7c0 fbc15e09fead

Prejudicados pelas enchentes, moradores de Cachoeirinha voltam a cobrar efetividade nas obras de contenção

Uma comissão de moradores de Cachoeirinha, composta por famílias de sete

Próximo
Escolas municipais de Gravataí realizam simulado do Saeb 2025 para preparar alunos para as provas oficiais
Screenshot

Escolas municipais de Gravataí realizam simulado do Saeb 2025 para preparar alunos para as provas oficiais

As escolas municipais de Gravataí realizaram nesta segunda-feira, 13, o

Leia também...