O empresário do ramo de transportes, Sérgio Tadeu Pereira, será homenageado nesta quarta-feira (22) com o Troféu Loureiro da Silva, durante a reunião do CODES, na Dana, em Gravataí. A distinção, concedida anualmente a uma única personalidade, reconhece trajetórias marcantes e contribuições relevantes à sociedade.
Entre os já agraciados estão Cristina Pastro Pereira e Luiz Zaffalon.
Sócio da SOGIL (Sociedade de Ônibus Gigante Ltda), Sérgio é presidente da FETERGS desde 2021 e do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul. Participante ativo das negociações sindicais, foi fundador e presidente por 10 anos da ATM (Associação das Empresas de Transporte Metropolitano de Porto Alegre) e integrou a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros.
Nascido em 28 de novembro de 1947, em Gravataí, Sérgio começou a trabalhar aos 13 anos em lojas e distribuidoras, até ingressar no setor de transportes. Em São Paulo, buscava veículos para atuar em Gravataí, onde iniciou na SOGIL. Tornou-se referência no ramo, com empresas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros estados. Entre suas aquisições estão a VISATE, de Caxias do Sul (1985), a Auto Viação Navegantes, de Porto Alegre (2006), e a Coleurb, de Passo Fundo (2024).
Com uma frota de cerca de 800 ônibus e mais de 3 mil trabalhadores, suas empresas conquistaram prêmios como o Mérito Urbano da NTU, o Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, além de certificações ISO 9001 e ISO 14001.
Morador de Gravataí, Sérgio também atua em outros segmentos, como hotelaria, postos de combustível e shopping center. Foi vereador por duas vezes, jogador e presidente do Cerâmica Atlético Clube, além de piloto de automobilismo. É casado com Daniela Bianca Braga Pereira, tem quatro filhos e seis netos.
Quem foi José Loureiro da Silva
Deputado e ex-prefeito, José Loureiro da Silva governou cidades como Alegrete, Garibaldi, Taquara, Gravataí e Porto Alegre. Visionário, impulsionou obras de infraestrutura e educação, sendo o idealizador da Avenida Dorival Cândido de Oliveira, símbolo da modernização viária do município. O Centro Administrativo de Gravataí leva seu nome em homenagem ao legado que deixou.




