Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Ação de doação de sangue será realizada em Gravataí no dia 1º de novembro em parceria com o Hemorgs

Screenshot
Screenshot

A prefeitura de Gravataí, em parceria com o Hemocentro do estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), vai viabilizar uma ação de doação de sangue diretamente na cidade no dia 1º de novembro. A unidade móvel do Hemorgs adaptada para a coleta de sangue estará na Farmácia Municipal (Rua Carlos Linck, 99 – Centro), das 8h às 12h. As inscrições devem ser feitas previamente, mediante formulário que pode ser preenchido aqui

“Esta é a segunda ação junto ao Hemorgs para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Contamos com uma participação significativa da nossa população na primeira edição. Por isso, peço a todos que estão aptos que se inscrevam pelo site da Prefeitura e participem. Sua doação pode salvar vidas”, destaca o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo. 

Os doadores serão divididos em quatro grupos, nos seguintes horários: 8h, 9h, 10h e 11h. A coleta dura, no máximo, 12 minutos – cerca de 450ml de sangue são retirados em cada coleta, sendo que o organismo rapidamente se encarrega da reposição. O intervalo mínimo entre as doações para mulheres é de 90 dias e, no máximo, 3x ao ano. Para os homens, é de 60 dias e, no máximo, 4x ao ano. 

Lançada em junho, a campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”, de iniciativa do gabinete do vice-prefeito, é voltada ao incentivo e estímulo à doação de sangue. Mensalmente, uma van da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está levando doadores até o Hemorgs. Além disso, a prefeitura está realizando ações de conscientização em empresas e espaços públicos para reforçar a importância da doação de sangue.

Unidade de Coleta de Sangue 

A primeira Unidade de Coleta de Sangue da história de Gravataí está com 65% das obras concluídas. O espaço está sendo construído junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74, e deve ser entregue no início de 2026.

“Em poucos meses, teremos um espaço adequado, moderno e acessível para aqueles que queiram doar sangue em Gravataí, sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. Temos a certeza de que essa nova unidade vai mobilizar toda a cidade, fazendo com que mais pessoas doem sangue”, complementa o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. 
   

Pré-requisitos para a doação 

– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
– Recomenda-se reforço na hidratação.
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Caso trabalhe no período noturno, compareça após seu horário diurno de trabalho.

Para mais informações sobre impedimentos temporários ou definitivos, confira nesse site:  https://saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue



Total
0
Shares
Anterior
Por 13 votos a 4, vereadores de Cachoeirinha aprovam abertura de processo de cassação de prefeito e vice
a4fae807 e7cb 48ce 88cc 0530623b1989

Por 13 votos a 4, vereadores de Cachoeirinha aprovam abertura de processo de cassação de prefeito e vice

A Câmara de Vereadores de Cachoeirinha aprovou por 13 votos a 4, na noite desta

Próximo
Emef Rui Ramos realiza II Mostra Cultural com apresentações artísticas, feira do livro e exposição de trabalhos
Screenshot

Emef Rui Ramos realiza II Mostra Cultural com apresentações artísticas, feira do livro e exposição de trabalhos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rui Ramos realizou a II Mostra

Leia também...