Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Novos agentes de desenvolvimento vão auxiliar atendimentos a famílias de Gravataí em situação de vulnerabilidade social

Screenshot
Screenshot

Novos agentes de desenvolvimento do Programa Família Gaúcha, uma iniciativa do governo do Estado que busca apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, vão auxiliar nos atendimentos a famílias de Gravataí. Serão 384 famílias acompanhadas pelos agentes, que vão atuar junto aos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

“Esse é um trabalho fundamental e que vai complementar e fortalecer o trabalho que já é muito bem feito nos nossos Cras. Desejamos as boas-vindas aos agentes e desejamos sucesso nessa caminhada, que com certeza vai ajudar muito as famílias gravataienses”, destacou o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira.

Cada Cras deve receber dois Agentes de Desenvolvimento Familiar (ADFs), totalizando 12 profissionais no município. Articulado à rede de serviços intersetorial, o ADF é responsável por promover a mediação entre a família e as ações do Comitê Local Intersetorial, além de colaborar com o fortalecimento da proteção social básica e na integração dos serviços disponíveis no município. Cada Agente será responsável por acompanhar 32 famílias, pelo período de 22 meses. 

“Essa é mais uma iniciativa do governo do Estado na área social e que vai beneficiar milhares de famílias gaúchas. Gravataí tem sido muito bem vista em todas as áreas, o que é bom e importante para toda a população. Ficamos felizes pelo município receber um programa desses, com agentes competentes e engajados”, enfatizou o deputado estadual Dimas Costa. 

A seleção das famílias para participar do Programa será feita por meio do Índice de Vulnerabilidade da Família do Rio Grande do Sul (IVF/RS). Cada família deverá estar referenciada a um Cras participante, indicado pelo município, garantido sua vinculação à rede socioassistencial local.

Os profissionais já se apresentaram nos seis Cras de Gravataí – Barnabé, São Judas Tadeu, Centro, Annita Luzia Braun, Moradas e Manoel Barbosa. Os serviços são responsáveis pela organização e oferta da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade, atuam como referência para famílias e indivíduos, promovendo o acesso a direitos, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de capacidades. 

“É com muita alegria que recebemos esses agentes, que ficarão conosco por 2 anos e atuarão em prol das famílias. Eles têm muito a contribuir, atuando em conjunto com as nossas equipes técnicas e mobilizando iniciativas para que cada família possa identificar caminhos possíveis para enfrentar suas vulnerabilidades sociais e ampliar suas oportunidades”, complementou a chefe de divisão da Proteção Social Básica, Margarete Farias.



Total
0
Shares
Anterior
Com investimento de R$ 1 milhão, já começaram as obras da nova estação de bombeamento de esgoto em Gravataí
cd22a274 95a1 4ae3 8f0c b408b91bbaf9

Com investimento de R$ 1 milhão, já começaram as obras da nova estação de bombeamento de esgoto em Gravataí

Iniciaram as obras de implantação de uma nova estação de bombeamento de esgoto

Próximo
Gravataí participa de formação sobre educação bilíngue de surdos, em Brasília
Screenshot

Gravataí participa de formação sobre educação bilíngue de surdos, em Brasília

Gravataí participou, na última semana, da Jornada de Formação para Gestores da

Leia também...