Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Oficina no Cras São Judas orienta idosos de Gravataí sobre prevenção a crimes digitais

Screenshot
Screenshot

O público idoso atendido pelo Cras São Judas Tadeu recebeu, nesta terça-feira, 25, uma oficina de prevenção contra crimes digitais, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC) em parceria com a Polícia Civil. A ação buscou alertar e orientar pessoas com 60 anos ou mais sobre golpes financeiros praticados de forma online, grupo frequentemente visado por criminosos.

A secretária da SMDHC, Mari Léia Bastiani, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos realizando essas oficinas em todos os Cras de Gravataí, a fim de criar um ambiente mais seguro para todos. Nosso objetivo é fornecer dicas, orientações e medidas que possam ajudar a população idosa contra os crimes na internet e multiplicar essas informações com parentes, vizinhos e amigos”, afirmou.

A atividade foi conduzida pela comissária de polícia Márcia Santos, da 1ª Delegacia da Região Metropolitana (DPRM), que explicou como funcionam os principais golpes virtuais e como o público pode se proteger de práticas como pix por engano, compra indevida, golpe do WhatsApp e abordagens fraudulentas em caixas eletrônicos. Márcia reforçou ainda a atenção necessária no período de fim de ano, quando o aumento das compras amplia as oportunidades para golpistas.

Crimes digitais se caracterizam por fraudes que visam obter vantagem financeira mediante engano, sempre exigindo algum envolvimento da vítima, e podem ser praticados de qualquer lugar do mundo. Por isso, a capacitação busca fortalecer a percepção de risco e a prevenção.

Em dezembro, a programação seguirá no Cras Anitta Luzia Braun, que receberá a oficina no dia 15, às 14h. Interessados podem realizar inscrição diretamente na unidade.



Total
0
Shares
Anterior
Reconhecimento estadual destaca ações de Gravataí na doação de sangue
Screenshot

Reconhecimento estadual destaca ações de Gravataí na doação de sangue

Gravataí foi homenageada pelo governo do Estado pela forte atuação na captação,

Próximo
Gravataí promove ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Screenshot

Gravataí promove ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Gravataí aderiu à campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da

Leia também...