banner chico

Prefeitura de Gravataí promove workshop sobre planejamento e controle financeiro para 2026

Screenshot
Screenshot

Visando à melhoria da receita e, consequentemente, o fortalecimento de todos os setores do município, a Prefeitura de Gravataí realizou, na manhã desta terça-feira (30), um workshop voltado a secretários municipais, adjuntos e diretores financeiros. O encontro ocorreu no auditório da prefeitura e teve como foco o planejamento estratégico, o orçamento e o controle financeiro para o próximo ano.

A atividade também buscou atualizar os servidores sobre o atual cenário do setor público, reforçando a importância dos grupos de trabalho desenvolvidos dentro das secretarias. Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a iniciativa tem gerado resultados concretos. “Com os grupos de trabalho, descobrimos uma nova forma de controlar o orçamento com o intuito de ter mais recursos para entregar ainda mais para a nossa sociedade”, destacou.

O equilíbrio entre receita e despesa foi o tema central da apresentação do secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severginini, que abordou as constantes mudanças enfrentadas pela administração pública. “Além da pandemia, enchentes e demais emergências, o cenário nacional e do setor público muda com muita velocidade. Cabe a nós fazermos as adaptações necessárias para arrecadar mais e gastar menos, garantindo estabilidade para a cidade”, afirmou.

Durante o workshop, também foi enfatizado o papel estratégico dos diretores financeiros, desde o planejamento até a execução das ações operacionais em cada secretaria. “O papel do gestor é estudar, comparar orçamentos e fazer cortes quando necessário. Se existe um mantra no governo é a zeladoria, e quando há desequilíbrio em uma secretaria, todas as outras acabam sendo comprometidas”, explicou Severginini.

Encerrando o encontro, foi apresentado o planejamento financeiro para 2026 pelo servidor da SMFPO, Willian Galvão. O plano tem como prioridade o equilíbrio fiscal e projeta um crescimento sustentável, baseado no enquadramento das despesas e no fortalecimento do compromisso público com Gravataí e seus munícipes.



Total
0
Shares
Anterior
Conhecida como “cidade das lombadas”, Cachoeirinha já tem 878 quebra-molas
Screenshot

Conhecida como “cidade das lombadas”, Cachoeirinha já tem 878 quebra-molas

Quem circula pela Avenida Frederico Augusto Ritter, em Cachoeirinha, se depara

Leia também...