O Parcão da 79 foi palco, neste domingo, 25, da tradicional Muamba de Carnaval da Acadêmicos de Gravataí. O evento reuniu grande público e levou música, dança e alegria à comunidade, reafirmando o carnaval como uma das mais importantes manifestações culturais do município.
Com o enredo Amazônia Tāwapayêra – A Aldeia Guardiã dos Encantos da Floresta!, a Muamba mostrou que Gravataí está com o samba na ponta da língua e com o coração afinado com sua escola. A forte participação popular evidenciou que a cidade abraçou o tema, fortalecendo o sentimento de pertencimento em torno do desfile da Acadêmicos.
A realização da Muamba integra as contrapartidas do fomento concedido pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Gravataí com a valorização do carnaval, da cultura popular e do trabalho desenvolvido pelas escolas de samba da cidade.
Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, representando o prefeito Luiz Zaffalon, o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, a coordenadora da Casa de Cultura, Angela Xavier, a presidenta da Acadêmicos de Gravataí, Rita Bitencourt, o carnavalesco Rafael Saraiva e representantes da comunidade.
Durante o evento, Patrick Silva destacou a importância do investimento público no carnaval. “O fomento cultural é essencial para garantir a continuidade e o fortalecimento do carnaval, além de democratizar o acesso da população às manifestações culturais”, afirmou.
A presidenta da escola, Rita Bitencourt, agradeceu o apoio do poder público e ressaltou a expectativa para o próximo desfile. “Esse apoio nos permite planejar com mais segurança e preparar um grande espetáculo para o Carnaval de 2026”, destacou.
Pelo terceiro ano consecutivo, o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, auxiliará a Acadêmicos de Gravataí na escalação do elenco artístico dos carros alegóricos, além da criação de cenas e coreografias que integrarão o desfile, reforçando a valorização dos artistas locais e a qualificação artística do espetáculo.
A Muamba transformou o Parcão da 79 em um grande espaço de convivência cultural, fortalecendo os laços entre a Acadêmicos de Gravataí, o poder público e a população, e reafirmando que o samba segue vivo, pulsante e profundamente conectado à identidade cultural da cidade.





