A exoneração de Gaúcho da Geral do cargo de secretário estadual do Esporte e Lazer, no governo Eduardo Leite, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (3), resultou em nova movimentação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com a saída da secretaria, o parlamentar reassumiu sua cadeira como deputado estadual e passou a integrar a Mesa Diretora como 4º secretário, durante a gestão do presidente Sérgio Peres.
Com o retorno de Gaúcho da Geral ao Parlamento, Dimas Costa deixou automaticamente a Assembleia, já que exercia o mandato como suplente enquanto o titular estava afastado para integrar o Executivo. A expectativa é de que Gaúcho da Geral ainda possa retornar à secretaria nos próximos dias, repetindo o rodízio já adotado anteriormente.
O cenário também traz reflexos diretos para as eleições de outubro. Para disputar o pleito, Gaúcho da Geral terá obrigatoriamente que deixar o governo Eduardo Leite até abril, conforme a legislação eleitoral, retornando de forma definitiva à Assembleia. Com isso, Dimas Costa, suplente do parlamentar, participará das eleições sem estar no exercício do mandato, concorrendo para reassumir uma cadeira no Parlamento.





