A Prefeitura de Gravataí promoveu, nesta quinta-feira (18), o evento Respeito não Envelhece, em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. A programação ocorreu no Cineteatro da Prefeitura e reuniu palestras, atividades culturais, esportivas e ações de saúde voltadas ao público idoso.
“É muito emocionante podermos realizar eventos como esse para falarmos sobre um assunto difícil, mas importante: o combate à violência contra a pessoa idosa. Na maioria das vezes, a violência ocorre dentro de casa, então é importante que a gente conscientize e informe as pessoas idosas sobre seus direitos”, destacou a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Thais Marcelino.
A assessora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Evanilda Paz, ressaltou que a iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal com a promoção e a proteção dos direitos da população idosa. “O combate à violência contra a pessoa idosa deve ser trabalhado o ano inteiro. Estamos aqui para dar voz a quem ajudou a construir nossa sociedade”, afirmou.
Durante o evento, o diretor de Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Estado, Alexandre Moreira, destacou que o Rio Grande do Sul possui a maior proporção de idosos do país. Segundo ele, esse cenário demonstra o aumento da expectativa de vida e reforça a necessidade de políticas públicas e ações de cuidado voltadas a essa parcela da população.
A programação contou ainda com palestras sobre crimes contra a pessoa idosa, ministrada pelo delegado Anderson Spier, da 1ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana (DPRM), e sobre o papel do Serviço de Acolhimento Institucional na Proteção da Pessoa Idosa, apresentada pela coordenadora do serviço em Gravataí, Maria de Lourdes Homem.
Além das palestras, os participantes acompanharam apresentações do coral da Asapeg e do grupo de teatro Vivências, participaram de um aulão promovido pelos Núcleos Esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e tiveram acesso à vacinação contra gripe e covid-19, oferecida por equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A ação foi organizada pela Assessoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa (APPPI), vinculada à Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), com apoio da Smel, da SMS e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Gravataí.
Também participaram do evento os secretários municipais Leandro Ferreira, da Smel, e Fábio Pereira, da SMFCAS; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Gravataí, Silvia Bitello; a vereadora Anna Beatriz; além de servidores municipais.







.png)
