Foi publicado em Edição Extra do Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 14, o Decreto N.º 7794/2023 que aprova o Plano de Contingências de Proteção e Defesa Civil de Cachoeirinha e o Plano de Ações Emergenciais de Proteção e Defesa Civil em Áreas de Muito Alto Risco.
O documento teve o seu lançamento no 1º Seminário Municipal da Defesa Civil, realizado em março, e prevê o estabelecimento “de um conjunto de ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura de Cachoeirinha no atendimento da população no caso de desastres naturais ou tecnológicos. Define, ainda, atribuições para o desenvolvimento das atividades de proteção e defesa civil (preventivas, de socorro, de assistências e recuperação) e o modelo de gestão (transversal e sistêmico), primando pela articulação dos esforços e a colaboração institucional, no âmbito governamental e extragovernamental, para o enfrentamento dos eventos adversos”.
Para o diretor da Defesa Civil, Vanderlei Marcos, “após 10 anos de criação da Defesa Civil municipal, esta é a primeira vez que se constrói um Plano de Contingências que será, sem dúvidas, um passo importantíssimo na prevenção e gestão de desastres na cidade”.
O decreto e o documento podem ser acessados aqui: